[Hands-on] WhatsApp Web: enfim uma forma oficial de acessar o WhatsApp pelo computador

Antes, não existia uma forma oficial de acessar o WhatsApp via web. Agora há como evitar isso, com o WhatsApp Web.

Eu não sou fã do WhatsApp. Há diversos serviços melhores do que ele – como o Telegram ou até o Facebook Messenger – mas alguns dos meus contatos insistem em não sair de lá. Felizmente, agora o WhatsApp está tentando resolver um dos seus problemas mais irritantes – mas ainda não é tão prático quanto deveria.

>>> WhatsApp Web é lançado para usuários de Android, Windows Phone e BlackBerry

Eu não gostava que simplesmente inexistia uma forma oficial de acessar o WhatsApp via web. (Métodos alternativos deslogam você do celular e podem infestar seu PC com vírus.) Se eu deixo o celular em um canto da casa enquanto uso o PC, a chance de não ver novas mensagens é grande.

Agora há como evitar isso, com o WhatsApp Web. Primeiro, pegue a versão mais recente do app:

Depois, vá até web.whatsapp.com e siga as instruções acima para ativar o modo web.

No caso do Android, você toca nos três pontinhos (ou pressiona o botão Menu), toca em WhatsApp Web e depois mira a câmera do smartphone na tela do computador. Ele vai ler o QR code e abrir o WhatsApp Web.

No Windows Phone, o processo é semelhante: toque nos três pontinhos, depois em WhatsApp Web, e então escaneie o código QR.

E então se abrirá a interface para a web, com ícones e transições mais próximas do Material Design; seria ótimo que o app para Android ganhasse um visual semelhante.

Como explicamos antes, as suas mensagens não virão da nuvem direto para seu navegador. Na verdade, elas chegarão através do seu smartphone e, de lá, serão enviadas para o PC. Por isso, o WhatsApp recomenda usar uma conexão Wi-Fi.

Do navegador, você pode fazer quase as mesmas coisas que no smartphone: enviar texto, emoticons, fotos, vídeos MP4 e até mensagens de voz – basta autorizar o WhatsApp Web a usar seu microfone. Você pode até enviar fotos da sua webcam, após autorizar o acesso a ela.

Ao receber mensagens novas, o site emite um som diferente do que você está acostumado. Você receberá o aviso no PC e no celular: se ler no PC, a notificação do celular vai sumir automaticamente.

Para receber cards de notificação no Chrome, é preciso clicar em “ativar notificações na área de trabalho”; elas funcionam da mesma forma que o Gmail.

Também é possível ver mensagens antigas e pesquisar entre elas. Mas não dá para fazer algumas coisas, como trocar o papel de parede do contato ou acessar as configurações do WhatsApp.

Além disso, o WhatsApp Web não é exatamente prático: toda vez que você reiniciar o smartphone, ou toda vez que o app for fechado quando estiver em plano de fundo, você terá que se reconectar.

Eu experimentei fechar o WhatsApp à força no meu Nexus 4 e atualizar a página da versão na web. Ele entrou em um loop até exibir essa mensagem:

O WhatsApp Web só voltou a funcionar depois que eu reabri o WhatsApp no celular. Se minha conexão Wi-Fi cair – e ela anda caindo bastante – o site também para de funcionar.

É ótimo que finalmente exista uma opção para acessar o WhatsApp pela web, mas essa versão oficial é quase um jeitinho. No fim, o serviço de mensagens quis encontrar um meio-termo entre praticidade e segurança, e foi isso que conseguiram criar. Não é ótimo, mas é um começo.

Atualizado às 21h53

Sair da versão mobile