A história do Trainyard (ou: Como fazer um App de iPhone de sucesso absurdo)
Algumas pessoas fazem um pé de meia respeitabilíssimo na App Store. Matt Rix, o criador do popular jogo Trainyard para iPhone, é uma delas. Quer saber como ele começou? Com o seu caderninho de rascunhos.
Em um post no seu blog, Rix relembra como Trainyard foi concebido e, o que é mais interessante, como se tornou um hit na App Store grande o suficiente para desbancar Angry Birds.
Tudo começou como uma série de rascunhos em um caderno do Rix em Maio de 2009. Ele era desenvolvedor Flash na época, e decidiu fazer um jogo sobre trens cheios de tinta. Depois de descobrir o framework Cocos2D para iPhone e gastar algumas semanas experimentando com um jogo de treino, ele começou a desenvolver o Trainyard. Depois de alguns períodos de inatividade e do nascimento de um filho, Rix conseguiu terminar o jogo. Ele foi enviado para aprovação na App Store no dia 30 de Maio, mais de um ano após ter sido inicialmente concebido.
Quando foi lançado, em Junho, Rix tirava cerca de US$ 60 em vendas todos os dias. Ele fez algumas tentativas de aumentar as vendas com publicidade — gastou US$ 50 em AdMob e mais US$ 50 no Google Adwords –, mas elas não surtiram muito efeito. Rix esperava por um review no TouchArcade, mas não recebeu um. Depois de quatro meses na App Store, ele havia vendido 2338 cópias e lucrado US$ 3200. Não havia sido uma falha de modo algum, mas também estava longe de ser um grande sucesso.
Foi então que o desenvolvedor tomou uma grande decisão: lançar uma versão gratuita do Trainyard. No dia 30 de Setembro, Trainyard Express chegava à App Store com 60 fases inéditas. No dia seguinte, um blog italiano de renove escreveu positivamente sobre o jogo e ele foi baixado 22.795 vezes, rapidamente chegando ao primeiro lugar do Top 10 de aplicativos gratuitos na Itália. Os downloads da versão paga também cresceram no país.
O jogo ganhou força na Europa em Setembro, e no início de Outubro a Apple entrou em contato com Rix, querendo destacar o jogo na capa da App Store. Como disse Rix, "a experiência com o Trainyard Express havia valido a pena". Dê uma olhada no seu gráfico de vendas depois de conseguir o desejado destaque:
E o sucesso do jogo não parou por aí. Logo Rix resolveu baixar o preço do jogo para US$1, e em poucos dias ele estaria ultrapassando Angry Birds, chegando ao segundo lugar da App Store.
É claro que nada disso teria acontecido se o Trainyard não fosse tão incrivelmente bem feito, desafiador e viciante (aqui no Gizmodo Brasil, tanto o Fabio Bracht quanto o Pedro Burgos mal jogam outra coisa). Mas esta história também mostra que saber tomar decisões, ter paciência e fazer uma boa versão gratuita para as pessoas experimentarem são ingredientes importantes na receita de sucesso na App Store. E uma atençãozinha da Apple, claro, não atrapalha ninguém. [Trainyard no iTunes, Matt Rix]