Uma história ilustrada dos hovercrafts

O hovercraft – este estranho veículo apoiado em colchão de ar – tem uma história bastante interessante que nos faz viajar uns séculos no passado antes de chegar nos modelos que conhecemos hoje. Eis uma história fotográfica deste lendário objeto tecnológico: O primeiro design de hovercraft lembrava um barco de cabeça para baixo, e foi […]

O hovercraft – este estranho veículo apoiado em colchão de ar – tem uma história bastante interessante que nos faz viajar uns séculos no passado antes de chegar nos modelos que conhecemos hoje. Eis uma história fotográfica deste lendário objeto tecnológico:


O primeiro design de hovercraft lembrava um barco de cabeça para baixo, e foi criado por Emanuel Swedenborg na Suécia em 1716.

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(via Wikimedia Commons)


O primeiro veículo similar a um hovercraft funcional foi criado por Dagobert Müller von Thomamühl e se chamava Versuchsgleitboot System Thomamühl. Ele foi usado no Império Austro-Húngaro entre 1915 e 1916.

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(via Eugen Savoyen)


A primeira descrição científica do efeito solo e dos métodos teóricos de cálculos de veículos de colchões de ar, feitos pelo soviético Konstantin Tsiolkovsky, apareceram no seu artigo de 1927 chamado Resistência do Ar e Trem Expresso.

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(via Thomas W. Becker: The Race for Technology Conquering the High Frontier/Google Books, p. 113FantLabKnigaFund e Wikimedia Commons)


Os hovercrafts de Vladimir Levkov na década de 1930

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O L-1, de 1935

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O L5, 1937

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Um conceito de hovercraft de combate

(via Soviet Hammer)


Primeiros protótipos criados pelo finlandês Toivo J. Kaario, na década de 1930

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Chamado Pintaliitäjä (planador de superfícies), este protótipo de 1935 foi testado no gelo

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O segundo protótipo, chamado Patosiipi Nº 2 (1935), conseguia levantar, mas não era forte o suficiente. No ano seguinte ele construiu um modelo melhor com um motor de dois cilindros da Harley-Davidson e colocou uma saia debaixo do barco.

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Em 1939 o Patosiipi Nº 8 ficou pronto, e ele usava um motor Porsche com 53 cavalos de potência. Ele tinha algumas falhas de vibração, mas conseguia atingir 80 km/h com duas pessoas a bordo.

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(via Axishistory e Pertti Korhonen: Toivo Kaario/PDF in Finnish)


O Glidemobile, projetado e construído por Charles Joseph Fletcher

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(Fotos por Ad Meskens e William Maloney)


O Saunders-Roe Nautical SR.N1, projeto por Sir Christopher Cockerel e construído em 1959 pela Saunders-Roe na Grã-Bretanha.

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No aniversário de 50 anos da travessia do Canal da Mancha por Louis Blériot, um destes hovercrafts cruzou o canal de Calais a Dover em quase duas horas.

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(via ZeablyBrocki e Edward Miller/Getty Images)


O Aeromobile de William R. Bertelson, de 1959

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(via Popular Science, Julho de 1959)


O Disco Voador de Princeton, 1959

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(via Popular Science, Julho de 1959)


O Cushioncraft, uma embarcação circular para ser usada em plantações de banana no sul de Camarões com seus designers Desmond Norman e John Britten, em 1960

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(via Terry Disney/Central Press/Getty Images)


Uma Hover Scooter, equipada com um motor de motocicleta de dois cilindros, desenvolvida pelo engenheiro norte-americano Charles Rhoades em 1960

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(via Fox Photos/Getty Images)


O Princeton P-GEM, criado por estudantes da Universidade de Princeton em 1960

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(via Freeman Airfields e Science And Mechanics/Junho 1960)


Comercialização de hovercrafts: serviços de balsa em pequena escala começaram entre o Reino Unido e a França com os Vicker-Armstrong VA-3 em 1962

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(Foto por Tucker/Fox Photos/Getty Images)


A produção do Saunders-Roe SR.N5 (ou classe Warden) em 1964

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(via Glass Half Full e All Hands Magazine Nov 1966/PDF)


O Princeton AgGen com um cockpit-bolha de um helicóptero Hughes 300, criado por uma equipe da Universidade de Princeton na década de 1960

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(via Freeman Airfields)


O maior hovercraft com passageiros já criado é o Saunders-Roe Nautical 4 (SR.N4), que transportou passageiros e carros entre Calais e Dover de 1968 até 2000.

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Os modelos Mark I e Mark II tinham 39,68 metros de largura, mas o Mark III (ou Super 4) tinha incríveis 56.38 metros de largura.

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(via Andrew Berridge e Wikimedia Commons)


Um leiteiro de Londres entregando garrafas de leite usando um hovercraft em 1973

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(Foto por Graham French/BIPs/Getty Images)


O N500 Naviplane de 50 metros de largura criado pela francesa SEDAM. Apenas dois modelos foram construídos em 1976 e 1977

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(via Aernav)


O Hovercraft Super 4 BHC de 300 toneladas chamado Princesa Margaret no Rio Tamisa em 1979

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(Foto via Colin Davey/Evening Standard/Getty Images)


O hovercraft britânico RNLI H-001 Molly Rayner em 2005

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(Foto via Chris McKenna)


VertiPod, um Segway do céu, por Air Buoyant

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(via The Herald Bulletin e Gizmodo)


Um Landing Craft Air Cushion (LCAC) da Marinha dos Estados Unidos, 2006

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(Foto via Michael D. Kennedy/Marinha dos EUA via Getty Images, U.S. Navy 1 – 2)


Um LCAC russo com armas, o maior hovercraft já feito

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(via Marinha dos Estados Unidos e Kremlin)


Hovercraft usado por bombeiros na Alemanha em 2009

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(via Stoaberg)

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