Cultura

História real de incêndio nos EUA inspirou filme “Homens de Coragem”

Filme baseado na história real do incêndio nos EUA vai ao ar nesta segunda-feira (8), às 15h25, na "Sessão da Tarde" da Rede Globo
Imagem: Reprodução/Netflix

Baseado em uma história real, o filme “Homens de Coragem” vai passar nesta segunda-feira (8), às 15h25, na “Sessão da Tarde” da Rede Globo. Com direção de Joseph Kosinski, o longa-metragem retrata a luta dos bombeiros Granite Mountain Hotshots contra um grande incêndio nos EUA em 2013. Conheça a história com o Giz Brasil:

A história real de “Homens de Coragem”

Em 30 de junho de 2013, um incêndio na colina de Yarnell, no Arizona, a cerca de de 120 km da capital, Phoenix, matou 19 dos 20 bombeiros de um esquadrão de elite. Ao todo, cerca de 400 profissionais foram mobilizados para tentar combater as chamas, que começaram dias antes, no dia 28 do mês.

Segundo autoridades locais, os bombeiros foram vítimas de uma rajada de ventos fortes que espalhou as chamas rapidamente, bem como baixa umidade, calor e fogo. Uma autoridade florestal do Arizona afirmou que o único sobrevivente do esquadrão sobreviveu porque estava em um dos caminhões da unidade.

De acordo com Peter Andersen, que dava apoio aos bombeiros de elite, os bombeiros ativaram seus abrigos individuais, uma espécie de cápsula de ar limpo para proteger do calor, na tentativa de sobreviver.

Outras consequências do incêndio em Yarnell, do filme “Homens de Coragem”

Até 1 de julho, ao menos 3380 hectares queimaram – e mais de 250 casas foram destruídas. Houve também evacuação em duas cidades. Os moradores de Yarnell e região foram avisados sobre o incêndio por telefonemas das autoridades e visitas de porta em porta.

O caso que inspirou o filme “Homens de Coragem” marcou o pior incêndio florestal em 80 anos. Isso desde que 29 bombeiros morreram nos bosques do parque Griffith de Los Angeles, em 1933, segundo a ONG Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos EUA.

Além disso, na época, foi a maior tragédia do país desde a queda das Torres Gêmeas em Nova York, em 11 de setembro de 2001. O atentado deixou 240 bombeiros mortos.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas