O designer Bjørn Karmann, da Holanda, criou uma câmera de inteligência artificial sem lentes. De acordo com seu site, a Paragraphica, nome do projeto, oferece uma forma de vivenciar o mundo sem se limitar à percepção visual. As informações são do BGR.
A Paragraphica não tira realmente fotos, mas gera imagens a partir de dados de localização e IA integrada. Ela é equipada com três mostradores físicos que controlam foco, grãos e escalas, semelhante a um câmera comum.
O display do aparelho mostra uma descrição baseada na localização do usuário, com endereço, clima, hora do dia e locais próximos. Assim, a IA de conversão de texto em imagem transforma as informações em uma “foto”.
Ficou confuso para você, leitor? Então um tweet de Karmann exemplifica como os mostradores controlam as opções. Veja:
Introducing – Paragraphica! 📡📷
A camera that takes photos using location data. It describes the place you are at and then converts it into an AI-generated "photo".See more here: https://t.co/Oh2BZuhRcf
or try to take your own photo here: https://t.co/w9UFjckiF2 pic.twitter.com/23kR2QGzpa— Bjørn Karmann (@BjoernKarmann) May 30, 2023
Uma das fotos de exemplo do site, por exemplo, mostra o meio-dia em Cliffordstraat, Amsterdã, em 24 de maio deste ano. Na imagem, o tempo é parcialmente nublado, próximo a um estacionamento e um estúdio de ioga.
Para criar a Paragraphica, Karmann usou os softwares Noodl, Stable Diffusion e código phyton. O hardware é composto por Raspberry Pi 4, tela de 15 polegadas sensível ao toque, carcaça em 3D e eletrônica personalizada.
Segundo o criador, a câmera “fornece uma visão mais profunda da essência de um momento através da perspectiva de outras inteligências”. Mas se você quer adquirir uma Paragraphica para chamar de sua, não se anime! Para Karmann, o projeto é apenas uma paixão, que deve se tornar um produto disponível no mercado. Entretanto, por sorte, é possível experimentar a câmera em sua versão virtual, disponível neste link.