Home theater x soundbar: qual é a melhor opção?

Qualidade de som, tamanho, recursos e, é claro, o preço. Saiba o que considerar na hora da escolha
Imagem: Unsplash

Uma dúvida muito recorrente na hora de escolher um dispositivo de áudio é sobre qual é a melhor escolha: home theater ou soundbar. Ambos cumprem o papel de entregar uma melhor qualidade de reprodução de áudio, mas têm algumas diferenças que podem fazer toda a diferença na hora da compra.

Home theater

whatsapp invite banner

Os home theaters proporcionam uma melhor qualidade de áudio e, como são sistemas compostos por vários alto-falantes independentes, também entregam um “som surround”. Ele é nada mais é do um sistema de reprodução de áudio omnidirecional, que garante uma imersão melhor.

Home theater Yamaha

Além disso, os home theaters possuem subwoofers, alto-falantes projetados para a emissão de frequências baixas, os famosos graves. As caixas focadas na reprodução de frequências agudas somadas aos subwoofers entregam uma melhor qualidade de áudio, o que reflete diretamente o preço.

Home theater Yamaha
Yamaha NS-P41 5.1 Sistema de Altofalante Home Theater
Veja

Soundbar

Os home theaters costumam ser bem caros. Então, se não deseja gastar muito, pode ser uma boa pensar em soundbars. Home theaters têm melhor qualidade de som? Sim, mas isso não significa que as soundbars tem qualidade baixa de áudio.

Soundbar JBL
JBL, Soundbar, Cinema SB160, Bluetooth, 5.0 - Preto
Veja

Além disso, alguns modelos mais modernos são capazes de simular o efeito de som surround – mas é preciso ressaltar que não chega na qualidade dos home theaters. Além disso, um fator interessante dos soundbars é a facilidade de instalar. Com esses dispositivos o usuário não terá dor de cabeça.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Na hora de escolher é importante considerar também quanto espaço está disponível para acomodar um novo dispositivo — home theaters, como você pode imaginar, são mais parrudos — se o preço está dentro do orçamento estipulado e se o produto trará o custo/benefício esperado.

 

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas