A Apple está começando a apostar em casas conectadas: uma nova API chamada HomeKit se conecta a todos os dispositivos inteligentes sem usar fios, e permite controlar tudo por voz através da Siri. Não se trata de um único app que permitiria a usuários do iOS (finalmente) controlar todos os seus aparelhos conectados – mas é quase isso.

Infelizmente, o estado atual da smart home é bastante fragmentado: lâmpadas, alto-falantes, termostatos, detectores de fumaça e outros aparelhos conectados por Wi-Fi são feitos por diferentes fabricantes, e cada uma usa um app separado para controlá-los.

Leia mais: Google compra Nest, que deixa sua casa mais esperta, por US$ 3,2 bilhões – eis o porquê

Mas, em vez de revelar um app unificado para iOS, a Apple apenas permitirá que os usuários agrupem dispositivos no que o iOS chama de “Scenes”, algo que pode ser controlado com comandos de voz simples. Por exemplo, ao dizer “hora de dormir”, o iPhone envia comandos para diminuir as luzes, desligar a TV e ativar o sistema de alarme da casa.

Fabricantes como Philips, Kwikset, Honeywell, iHome e Sylvania já entraram na Home Automation Certification da Apple, e serão compatíveis com o HomeKit.