_Jogos

Homem com mais de 24 mil videogames tem a maior coleção da história

O jogador Antonio Romero Monteiro começou a colecionar aos 10 anos de idade e tem cerca de 2,1 milhões de dólares em jogos de videogame. Veja mais!

maior coleção videogames

Imagem: Reprodução/Guinness World Records

O norte-americano Antonio Romero Monteiro, de Richmond, no Texas, tem a maior coleção de videogames do mundo, segundo o Guinness World Records. As prateleiras do jogador de 45 anos contam com 24.268 jogos, com valor estimado 2,1 milhões de dólares.

Em 2021, Antonio já havia conquistado não só uma, mas cinco posições no livro dos recordes. São elas:

A paixão do recordista começou em 1987, aos 10 anos de idade, com seus consoles Sega Genesis. Entre seus jogos, estão desde os primeiros consoles da Nintendo até os lançamentos recentes do mundo dos videogames.

Em entrevista ao site do Guinness, Antonio conta que sua coleção “se concentrava em comprar e recomprar alguns dos jogos que joguei na juventude”. Então, lentamente, passou a incluir jogos que ele “sempre quis jogar, mas não teve a oportunidade” e a “completar coleções para sistemas individuais”.

Para quem não entende o amor por videogames, ele explica: “Eu vejo os videogames como uma forma de arte, onde a criatividade e a narrativa transcendem possibilidades ilimitadas. Cada geração de sistemas de videogame oferece mais potencial para concretizar a criatividade e compartilhar histórias, desafios e experiências sem limites”.

Antonio ainda acrescenta que algumas de suas melhores lembranças com familiares e amigos incluem os jogos. Uma das favoritas é a de jogar “Super Castlevania IV” na infância, seu jogo favorito do Super Nintendo.

Como ele organiza tudo

A maior coleção de videogames do mundo é organizada através de um sistema de inventário duplo. Um deles usa um aplicativo para catalogar os jogos, enquanto o outro é um banco de dados customizado para conciliar os jogos que possui com os jogos que ainda falta para completar suas coleções.

Além disso, Antonio construiu uma estrutura para organizar e exibir seus jogos por sistema e ordem alfabética. Ele também desenvolveu métodos de preservação, a fim de garantir que os objetos continuassem funcionando.

“Tenho uma unidade de ar condicionado dedicada apenas para minha sala de coleta. Além disso, preservo a maioria dos jogos antigos com caixas de papel em um invólucro especial de PVC para proteger as caixas de papel”, explica.

É através da internet que Antonio localiza de videogames quase impossíveis de achar.  “Alguns dos jogos mais raros levaram anos para encontrar uma boa cópia a um preço acessível”, diz Antonio, que atualmente tenta completar sua coleção de Nintendo DS.

O colecionador, que pulou de alegria durante uma reunião de trabalho quando soube de seu primeiro recorde, afirma não ter a intenção de quebrar novas marcas. Entretanto, ainda tem aspirações com sua coleção, que pretende conquistar com bastante calma.

“Meu objetivo atual é conseguir uma coleção completa da América do Norte para todas as principais plataformas de videogame. Minha estimativa é que estou a cerca de 1.700 jogos de atingir este objetivo. Não estou com pressa para alcançá-lo, no entanto, e pretendo aproveitar a jornada”, finaliza.

Veja a maior coleção de videogames do mundo abaixo:

Sair da versão mobile