_Cultura

“Homem de Ferro” e “A Pequena Sereia” são escolhidos para preservação histórica; veja outros

A Biblioteca do Congresso norte-americano revelou os 25 filmes a serem integrados e protegidos para o National Film Registry, pela sua importância cultural, histórica e/ou estética. Confira a lista completa

National Film Registry

Imagem: Reprodução/Marvel

Todos os anos, a Livraria do Congresso norte-americano nomeia 25 filmes com pelo menos dez anos de idade e registrados como “culturalmente, historicamente ou esteticamente” significativos para preservação pelo National Film Registry. Segundo a Variety, o longa sobre o super-herói da Marvel, “Homem de Ferro” (2008) e “A Pequena Sereia” (1989), da Disney, estão entre os selecionados deste ano.

A ideia visa selecionar filmes de importância histórica e investir em sua preservação, para que não sejam perdidos como muitos dos clássicos da era inicial do cinema hollywoodiano.

Os longas para o National Film Registry vão desde a comédia romântica “Charada” (1963), de Stanley Donen, protagonizado por Cary Grant e Audrey Hepburn, ao clássico de terror “Carrie” (1976).

A seleção deste ano incluiu uma maior diversidade de cineastas americanos, bem como trabalhos marcantes em vários gêneros e inúmeros documentários. O filme mais antigo da lista é de 1898, com 124 anos, “Mardi Gras Carnival”, de dois minutos sobre o desfile de carnaval de Nova Orleans. Já o mais recente agora adicionado ao arquivo é “Pariah” (2011), realizado por Dee Rees.

“Os filmes se tornaram absolutamente centrais para a cultura americana, ajudando a contar nossa história nacional por mais de 125 anos. Estamos orgulhosos de adicionar mais 25 filmes de um grupo de cineastas vibrantes e diversificados ao National Film Registry, enquanto preservamos nossa herança cinematográfica”, disse a bibliotecária do Congresso Carla Hayden.

Entre as escolhas de 2022, pelo menos 15 filmes foram dirigidos ou codirigidos por cineastas negros, mulheres ou LGBTQ+. A programação deste ano eleva o número de filmes no registro para 850, muitos dos quais estão entre os 1,7 milhão de filmes nas coleções da Biblioteca. Ainda segundo a Variety, a Turner Classic Movies apresentará um especial de televisão no dia 27 de dezembro para exibir uma seleção de filmes nomeados para o registro este ano.

O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, diz que está encantado com o fato de “Homem de Ferro”, do diretor Jon Favreau, o filme que popularizou o Universo Cinematográfico da Marvel, ter entrado na lista. “O Homem de Ferro foi o primeiro filme da Marvel Studios produzido de forma independente”, disse Feige em um comunicado. “Foi o primeiro filme em que tivemos todo o controle criativo e supervisão e foi realmente decisivo para o estúdio.”

Confira filmes selecionados em 2022 pelo National Film Registry (ordem cronológica):

Sair da versão mobile