_WTF

Homem injeta cogumelos alucinógenos — e eles crescem em suas veias

Homem tentou curar depressão injetando cogumelos em seu sangue, mas acabou ficando 22 dias no hospital.

Imagem: Peter Dejong (AP)

Imagem: Peter Dejong (AP)

O experimento de um homem com cogumelos psicodélicos deu muito errado e quase o matou. Em um relatório de caso divulgado esta semana, os médicos detalham como o homem injetou um “chá” feito com cogumelos em seu corpo e desenvolveu uma infecção potencialmente fatal que os fez crescer em seu sangue. A experiência deixou o rapaz no hospital por quase um mês. Felizmente, ele sobreviveu.

De acordo com o relatório, o homem de 30 anos foi levado ao pronto-socorro por sua família após ter convulsões. Ele tinha histórico de transtorno bipolar, bem como dependência de opioides, e recentemente parou de tomar os medicamentos prescritos. Enquanto tentava auto-medicar sua depressão e dependência, ele encontrou pesquisas que mostravam alguns benefícios do uso de drogas psicodélicas, como cogumelos e LSD.

Dias antes da visita ao pronto-socorro, ele decidiu usar cogumelos primeiro fervendo-os no que chamou de “chá”, depois filtrando a mistura por meio de um cotonete e injetando por via intravenosa. Logo em seguida, ele desenvolveu sintomas como letargia (cansaço excessivo), icterícia (pele amarelada), diarreia e náusea, além de vômito com sangue.

No momento em que ele foi internado na unidade de terapia intensiva do hospital, vários órgãos começaram a falhar, incluindo pulmões e rins. Os testes revelaram que ele tinha uma infecção bacteriana e fúngica no sangue, o que significa que os cogumelos que ele injetou agora estavam literalmente se alimentando dele e crescendo – quase um The Last of Us da vida real. Entre outros tratamentos, ele recebeu doses intensas de antibióticos e antifúngicos.

Foram 22 dias no hospital, incluindo oito na UTI, mas o homem acabou sobrevivendo. Na época em que seus médicos terminaram de redigir o caso, ele ainda passava por um tratamento de longo prazo com antimicrobianos.

O relatório sobre o paciente foi publicado na última segunda-feira (11) no Journal of the Academy of Consultation-Liaison Psychiatry. De acordo com o co-autor Curtis McKnight, psiquiatra do Hospital e Centro Médico St. Joseph, no Arizona, este não é o primeiro caso conhecido de alguém injetando cogumelos em seu corpo. Durante a pesquisa, ele e seus colegas descobriram um relato de 1985, quando um homem de 30 anos adoeceu com vômitos e outros sintomas após a injeção, embora tenha se recuperado rapidamente após receber cuidados médicos.

McKnight e seus co-autores observam que os cogumelos psicodélicos, quando consumidos de maneira segura, realmente parecem ser tratamentos promissores para depressão e transtornos por uso de substâncias. Há esforços em andamento para legalizar essas drogas para uso psiquiátrico nos Estados Unidos (Oregon se tornou o primeiro estado a fazê-lo em novembro), mas enquanto isso não acontece, muitas pessoas talvez os usem por conta própria.

Para essas pessoas, é importante enfatizar os riscos potenciais dessas drogas e as formas mais seguras de usá-las. Embora os cogumelos possam causar efeitos colaterais como náusea e aumento da ansiedade, por exemplo, eles não representam muito risco de danos graves a longo prazo, supondo que você não os esteja injetando.

Sair da versão mobile