Homem sofre acidente e é salvo por Apple Watch; entenda
Durante o evento de lançamento de Apple Watch Series 8 e Apple Watch Ultra, uma versão mais poderosa do relógio inteligente, foi apresentado o Crash Detection, um recurso que utiliza um conjunto de sensores para acionar a emergência caso seja detectado algum movimento ou impacto repentino que possa ser um acidente.
Em entrevista ao NBC Chicago, o médico Thomas Ficho, morador do estado de Illinois, nos Estados Unidos, relatou um momento em que o recurso foi de extrema utilidade. Dr. Ficho afirmou que caiu em um espaço com aproximadamente 1,5 metro de profundidade, enquanto realizava a limpeza de sua propriedade. O acidente foi grave e o médico ficou inconsciente por alguns minutos.
Nenhum amigo ou familiar havia sido avisado sobre a limpeza e, por isso, o médico acredita que ninguém iria em seu socorro. Ao recobrar a consciência, ele não conseguia se mexer em razão da gravidade das lesões, mas observou que a polícia já havia chegado a sua residência. Ao perguntar como foram avisados do acidente, um dos policiais indicou que o Apple Watch foi o responsável por chamar.
O depoimento do Dr. Ficho exemplifica bem o funcionamento do recurso em uma situação real. Vale lembrar que as novas versões do iPhone também contam com a funcionalidade. Caso o Crash Detection seja ativado equivocadamente, o usuário tem a possibilidade de desativar rapidamente o pedido de emergência na tela do dispositivo.
Embora o caso do médico seja uma exemplo onde o recurso foi fundamental para salvar uma vida, muitos usuários americanos reclamam da frequência com que os falsos positivos que ocorrem enquanto realizam atividades que contenham algum tipo de movimento brusco.
Alguns parques de diversões americanos, recomendaram que os usuários desligassem seus iPhones e Apple Watches quando os clientes estivessem se divertindo em alguma de suas atrações, já que brinquedos como montanhas russas estavam disparando o recurso Crash Detection.