“Honkai: Star Rail”: qual o segredo do game mais baixado da China
Na última quinta-feira (27), após um dia de lançamento, o novo jogo “Honkai: Star Rail” se tornou o aplicativo com mais downloads da China. Ele foi baixado em 20 milhões em smartphones e computadores pessoais, segundo a desenvolvedora HoYoverse (ex-miHoYo).
Fora da China, o game se tornou o mais baixado nos dispositivos da Apple em 21 mercados, incluindo Estados Unidos e Japão, como apontado pelo SensorTower. Além disso, no mercado interno, teve mais de 1,6 milhão de downloads em smartphones na China e 5,8 milhões no mundo em suas primeiras cinco horas, de acordo com a empresa de dados App Magic.
No jogo de estratégia com temática de ficção científica, o aventureiro “Trailblazer” viaja pelo universo em uma espaçonave enquanto ajuda diferentes civilizações. Por enquanto, o game está disponível para Android, iOS e PC e em desenvolvimento para PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4).
Mas qual o motivo do sucesso?
“Honkai: Star Rail” é o primeiro jogo da HoYoverse após “Genshin Impact”, de 2020, que faturou mais de US$ 4 bilhões até o ano passado. O motivo do sucesso se deve, sobretudo, à ânsia dos jogadores por novidade após o fim da suspensão de aprovação de lançamentos de jogos imposta na China em setembro de 2021, a fim de diminuir o vício entre os jovens chineses.
Com o fim da paralisação temporária na indústria dos games, estreias recentes elevam as expectativas para as novidades do mercado. Segundo Ivan Su, analista da empresa de dados e análise de investimentos da Morningstar, disse á Reuters, “2023 deve ser um ano de forte crescimento para as empresas de jogos chinesas, especialmente aquelas que obtiveram licenças para títulos de grande sucesso”.
Outro exemplo de sucesso é o jogo de tiro “Undawn”, da Tencent, que apresentou Will Smith como embaixador. Desde seu lançamento na China, em fevereiro, o videogame arrecadou mais de US $ 20 milhões. No Brasil, ele foi liberado para testes este mês.
Com informações da Reuters.