Você já deve ter ouvido falar em cloud computing. Essas duas palavras inglesas significam terceirizar para servidores remotos e super poderosos tarefas que antes fazíamos localmente, nos nossos próprios PCs. Há uma infinidade de aplicações rodando na nuvem; dentre elas, a hospedagem de sites.

É meio estranho assimilar esse conceito, afinal sites sempre foram hospedados em servidores remotos — a maioria, pelo menos. Mas a hospedagem cloud tem vantagens que somente esse novo formato oferece. A principal? Adequar os recursos (e custos) à demanda do momento, em tempo real.

Pense em uma loja virtual que vende chocolate. Com o uso de ferramentas de SEO, SMO e pelo interesse natural das pessoas, ele tem um tráfego estável e constante durante boa parte do ano. Mas em épocas especiais, como Páscoa e Dia dos Namorados, mais pessoas querem comprar chocolate para presentear entes queridos. O tráfego desse site, naturalmente, aumenta nessas épocas. É um crescimento sazonal, ou seja, em períodos determinados e isolados.

Com a hospedagem cloud, é possível aumentar os recursos que um site tem para receber visitantes na medida em que eles se mostrarem necessários. Em outras palavras, isso significa que seu site não ficará fora do ar (e vendas não deixarão de ser feitas) nas altas temporadas. Como esse aumento na capacidade do servidor da hospedagem é temporário e adequado à demanda, você só paga o que usar. A hospedagem cloud te dá todo esse poder e flexibilidade com o apertar de alguns botões — não é preciso recorrer ao email, telefone, nada disso; basta solicitar o aumento e pronto.

O exemplo acima é para um site de compras, mas basicamente qualquer domínio está sujeito a picos de audiência. Mesmo um site de notícias, simples, estático. Imagine um post que viraliza em redes sociais? O efeito é devastador e derruba fácil uma hospedagem simples, sem a flexibilidade que a da nuvem garante. Ver seu site fora do ar no momento em que ele está tendo uma grande exposição é, no mínimo, frustrante — e prejuízo na certa.

A Locaweb oferece a Hospedagem Cloud com todas essas vantagens. O seu site pode não ser um sucesso ainda, mas nada lhe impede de deixa-lo preparado para quando a glória, as visitas e o dinheiro vierem.