Mesmo enfrentando o boicote de várias companhias estadunidenses, a Huawei segue firme e forte no desenvolvimento de novos smartphones. Tudo leva a crer que o próximo topo de linha da empresa – o Mate 40 Pro – está para chegar, e com ele a fabricante deve estrear um design incomum para as câmera traseiras, que podem vir em um módulo octogonal (com oito lados).

A própria Huawei já havia sugerido esse design em um teaser na semana passada divulgado na rede social chinesa Weibo. Só que esse formato deve ser exclusivo de uma variante chamada Mate 40 RS Porsche Design. O módulo deve incluir nada menos do que cinco sensores fotográficos, sendo o principal de 50 MP, um ultra-angular de 20 MP, um sensor de 8 MP com zoom óptico de 3x para fotos mais próximas, e outro de 8 MP com zoom óptico de 10x. Há ainda um sensor Time-of-flight (ToF) e flash LED único.

Enquanto isso, o Mate 40 Pro convencional também deve trazer um módulo gigantesco para câmera na parte traseira, só que redondo. O sensor principal deve ter 50 MP com estabilização óptica de imagem, e especula-se que haverá ainda uma câmera ultra-angular de 20 MP e outra para telefoto de 12 MP. O dispositivo deve ser capaz de gravar vídeos em 8K.

A parte frontal do Mate 40 Pro também deve trazer mudanças significativas. Diferente da geração passada, que tinha um notch único na parte frontal, o novo aparelho deve incluir um entalhe no formato de pílula no canto superior esquerdo – é bem parecido com o notch do Galaxy S10 da Samsung. Dentro dele devem ficar a câmera frontal de 13 MP e um sensor 3D. Renderizações divulgadas pelo WinFuture também apontam que o smartphone deve ter botões físicos de volume, em vez dos botões sensíveis ao toque do Mate 30 Pro, e manter as bordas curvadas.

Imagem: WinFuture

Outras possíveis características inclui a tela de 6,76 polegadas com 2.772 x 1.344 de resolução, 8 GB de memória RAM, 256 GB de espaço interno, bateria de 4.400 mAh com suporte a recarga rápida de 65 W, conectividade Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2, e sistema operacional EMUI 11 baseada no Android 10 com Huawei Mobile Services.

O processador deve ser um Kirin 9000 octa-core, quatro deles sendo ARM Cortex-A55 rodando a 2,54 GHz, três Cortex-A77 a 2,54 GHz e um Cortex-A77 orientado para performance a 3,13 GHz.

O novo Huawei Mate 40 Pro será oficialmente revelado em um evento online no dia 22 de outubro.

[WinFuture, Android Central]