O Telescópio Hbbule, que quase foi perdido neste mês devido a uma ação combinada de velhice e um 486 podreco, retomou hoje as “operações científicas normais” e nos enviou esta foto espetacular de um par de galáxias entrando em algum tipo de valsa celestial. A missão de substituir a unidade Computadora de Dados e Comandos de Instrumento Científico (SIC&DH), o sistema temperamental no coração de todo este colapso, está programada para abril do ano que vem. Até lá, teremos que depender de uma fonte constante de pornô cósmico, cortesia dos sistemas de backup do Hubble.

Surpreendentemente, a SIC&DH substituta, que passará por diversos testes a partir de meados de dezembro, será construída a partir de hardware da mesma idade que a versão hilariamente velha que vive dando pau no espaço neste momento. Acho que a idéia é: se funciona, tá bom.

Mesmo para os padrões do Hubble, a última foto é bem impressionante. Por mais que eu queira dar início a uma espécie de solilóquio à la Sagan sobre a areia, baleias e a vastidão do espaço, eu não consigo porque esta foto se parece exatamente com aquela terceira fase do Starfox 64. Fala sério, NASA, vocês estão pregando alguma peça na gente? O Hubble está bem mesmo? O espaço existe mesmo? [NASA via The Register]