Se você escutar uma conversa atrás da porta, provavelmente será capaz de deduzir se os indivíduos envolvidos no diálogo estão felizes, tristes, nervosos ou neutros. Isso ocorre porque os humanos conseguem reconhecer o tom de voz de outras pessoas mesmo sem vê-las e, consequentemente, inferir seus sentimentos a partir da maneira como ela fala.
Um estudo publicado na Royal Society Open Science sugere que tal habilidade não se restringe a nossa espécie. Durante testes, voluntários humanos foram capazes de compreender a situação emocional de animais como porcos e cavalos apenas pelos sons emitidos por eles.
A pesquisa realizada pelos cientistas da ETH Zürich, na Suíça, sugere que as informações difundidas através dos sons podem ser transmitidas de maneira semelhante entre as espécies.
Para o estudo, foram considerados cavalos, porcos, cabras, gado, cavalos-de-Przewalski (cavalos selvagens) e javalis. Também foram gravadas vocalizações humanas para fins de comparação.
Os animais foram gravados em contextos positivos e negativos, como ao receber comida antes do horário comum ou durante o isolamento. As falas humanas também representavam momentos de raiva, medo ou alegria.
Os áudios foram apresentados a 1.024 participantes de 48 países. Ao ouvir algumas gravações, os voluntários tinham que dizer se o som apresentado tinha uma intensidade emocional alta ou baixa, enquanto em outros deveriam classificar a emoção expressada ali como positiva ou negativa.
Para os humanos, os participantes avaliaram corretamente a intensidade emocional do indivíduo em 54,1% das vezes e o tipo de emoção em 55,3% das vezes. Mas o que impressionou foram os números ligados aos animais.
A intensidade emocional dos porcos e cavalos foi avaliada corretamente em 59% e 58% das vezes, respectivamente. Já o tipo de emoção foi apontado de forma certeira em 58% e 64% das vezes, respectivamente.
As porcentagens sugerem que os humanos são capazes de compreender outras espécies a partir de suas vocalizações e, com um pouco mais de treinamento, estariam prontos para lidar com os animais no dia a dia. Fazendeiros e criadores de animais seriam beneficiados, podendo reconhecer o estado emocional de seus animais e promover o bem-estar das espécies.