IA do Google pode traduzir a letra horrível do seu médico
O Google afirmou que está trabalhando em uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) que promete resolver o problema das receitas prescritas por médicos que são difíceis de ler.
A novidade foi revelada durante a conferência “Google for India”, nesta segunda-feira (19). A ideia é que o novo recurso seja lançado através do Google Lens, com o usuário podendo “traduzir” a caligrafia ruim de médico fazendo uma foto.
Na prática, será possível fotografar a receita ou carregá-la da galeria de imagens. A partir daí, um recurso de inteligência artificial (IA) processa a foto, detecta a caligrafia e destaca os medicamentos receitados.
De acordo com a empresa, o desenvolvimento do modelo IA conta com a participação de farmacêuticos. “No entanto, nenhuma decisão será tomada apenas com base na alternativa fornecida por essa tecnologia”, ressaltou o Google.
Por enquanto, a big tech não revelou quando pretende lançar a nova ferramenta, se limitando a dizer que ainda há muito trabalho a ser feito antes dele ser disponibilizado para os usuários.
O Google Lens é uma ferramenta que usa inteligência artificial para detectar e reconhecer automaticamente objetos, como produtos, plantas ou animais. Ele também é usado para traduzir idiomas ou transcrever digitalmente notas manuscritas.
Conforme apontou o Tech Crunch, a Índia é o país que conta com o maior número de usuários do Google Lens no mundo. Ainda no mesmo evento, a empresa também disse que está trabalhando em uma tecnologia unificada que possa reconhecer a fala e escrita de mais de 100 idiomas indianos.
No vídeo abaixo (em inglês), é possível assistir a apresentação de como a empresa planeja decodificar as receitas médicas: