Um sistema de inteligência artificial desenvolvido por cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, conseguiu criar, em apenas 26 segundos, um robô capaz de andar em superfícies planas. Este é o primeiro sistema de IA capaz de construir robôs inteiramente do zero.
O mais impressionante é que o modelo não precisa de todo o poder de processamento de um data center de última geração. Ele pode ser executado em um PC comum, contrariando completamente a lógica de sistemas que utilizam grandes quantidades de energia para funcionar.
O sistema começou o projeto com um bloco retangular e realizou uma série de iterações analisando minuciosamente o projeto a fim de identificar problemas e para trabalhar fisicamente a estrutura.
Após nove tentativas, a IA conseguiu criar um projeto capaz de andar em um ritmo que seria equivalente ao andar de um ser humano — mas é importante lembrar que em uma escala bem menor considerando o tamanho do robô.
Confira a demonstração do funcionamento do robô no link abaixo:
Outra limitação que a inteligência artificial da Universidade Northwestern parece ter superado é a necessidade de executar projetos somente baseando-se em exemplos já conhecidos. Isso acaba restringindo o potencial de criação de coisas que são realmente novas.
O líder do projeto, Sam Kriegman, afirmou que, para chegar ao resultado que impressionou o mundo, os cientistas apenas disseram para a IA que necessitavam de um robô capaz de andar sobre a terra. A resposta foi um projeto de algo que não parece ter sido inspirado em nada conhecido.