Você fica incomodado quando alguém morre em Game of Thrones? Ou talvez se preocupe que seu personagem preferido pode morrer, e não consegue nem olhar para a tela. Pesquisadores do MIT desenvolveram um algoritmo que consegue prever o que vai acontecer em seguida em um vídeo, dando a você a oportunidade de olhar para outro lado antes do pior acontecer.

>>> Google está criando um botão de desligar para não criar a Skynet acidentalmente
>>> Este algoritmo engana você atribuindo efeitos sonoros a um vídeo sem som

O algoritmo, desenvolvido pelo Laboratório de Ciências da Computação e Inteligência Artificial do MIT, nos EUA, está lentamente tentando desenvolver uma habilidade que seres humanos passam a vida inteira refinando e aperfeiçoando. Através de incontáveis interações e experiências com outros, somos capazes de prever com precisão o que vai acontecer quando duas pessoas se encontram ou se separam – seja um aperto de mãos, um abraço ou um beijo.

Para dar a um algoritmo as mesmas intuições do comportamento humano que temos, os pesquisadores fizeram ele analisar várias horas de vídeos no YouTube, além de séries de TV como The Office e Desperate Housewives. Quando mostrado a ele um quadro parado de um desses vídeos, o algoritmo busca padrões e objetos reconhecíveis – mãos, rostos humanos, etc. – e tenta prever o movimento para concluir onde eles vão em seguida, e o que devem fazer a partir daí. Por exemplo, em uma imagem com dois rostos se aproximando, eles conseguem prever que as duas pessoas vão trocar um beijo.

Como ele faz isso? Depois de analisar cerca de 600 horas de vídeo (sem explicação nem descrição), o algoritmo passou a conseguir prever corretamente a ação (abraço, aperto de mão, beijo) cerca de 43% das vezes em um vídeo um segundo antes de acontecer.

O que isso significa? Por enquanto nada. Os pesquisadores esperam que um dia algoritmos como esse ajudem a melhorar a forma como robôs interagem com humanos. Vamos ter que deixar para depois as legendas de vídeo que nos dizem quando uma espada em Game of Thrones está para fazer uma cabeça voar.

[MIT CSAIL]