IBM Sequoia: mais rápido que os 500 supercomputadores mais rápidos combinados
20 petaflops. Essa é a velocidade nominal do novo supercomputador Sequoia da IBM, o futuro supercomputador mais rápido do mundo que promete ser mais rápido que todos os sistemas combinados na lista Top500 de supercomputadores.
Então o que isto tudo significa? A IBM nos ofereceu maneiras mais tangíveis de enrolar a sua cabeça com algo em torno de 20 quadrilhões de processos matemáticos por segundo.
• Se todas as 6,7 bilhões de pessoas na Terra tivessem uma calculadora de bolso e trabalhassem juntas em um cálculo 24 horas por dia, 365 dias por ano, elas levariam 320 anos para fazer o que o Sequoia faz em uma hora.
• 20 petaflops oferecem um incremento de 50 vezes na nossa capacidade de prever terremotos, permitindo que cientistas calculem os efeitos de um terremoto prédio a prédio em uma área do tamanho da região metropolitana do Rio de Janeiro.
• 20 petaflops também oferecem um incremento de 40 vezes na nossa capacidade de monitorar e prever o clima. Isto permitiria que os meteorologistas previssem eventos climáticos locais que afetem áreas entre 100 metros a 1km de tamanho até a capacidade atual de 10km.
O Sequoia será movido por 1,6 milhões de núcleos (chips específicos de 45 nanômetros em desenvolvimento) e 1,6 petabytes de memória. Ele ficará dentro de 96 refrigeradores com aproximadamente 279 m2.
Ele irá para o governo dos EUA que usará o sistema para “estudos de quantificação de incerteza” e cálculos de ciência bélica. [IBM Supercomputing]