Pistolas podem ficar mais seguras com o uso da biometria – esta trava para armas de fogo só dispara quando o dedo do seu proprietário é identificado.

A Identilock foi criada para dificultar que pistolas caiam em mãos erradas. A trava é anexada ao gatilho da arma e só é desbloqueada quando o dono da arma é reconhecido.



A trava foi criada por Omer Kyiani, um engenheiro que sofreu um acidente na adolescência por causa de uma pistola. Aos 16 anos, ele passeava de carro com seus amigos quando ouviu um barulho de tiro vindo de fora do carro. Ele foi atingido na boca e precisou de diversas cirurgias plásticas para reconstruir o local onde foi baleado, mas ainda sofre com os danos psicológicos. Em vez de se posicionar contra a posse de armas de fogo, ele decidiu tornar as armas mais seguras, e para isso fundou a Sentinl, startup responsável pela criação da Indentilock.

Agora Kiyani tem um grande desafio: enfrentar os lobistas da indústria das armas para fazer com que a Identilock não apenas seja uma realidade, mas também algo presente em muitas armas de fogo espalhadas pelo mundo. Afinal, ele já sofreu muito com um acidente causado por uma pistola – seu sonho é evitar que mais jovens passem pelo mesmo trauma. [Wired]