A fascinante imagem de um macaco nadador venceu o prêmio principal da mais recente edição do concurso de fotografia subaquática “Ocean Art”. Anunciado em janeiro deste ano, o prêmio foi concedido à fotografia de nome “Acquatic Primate”, de Suliman Alatiqi. A imagem mostra um macaco-caranguejeiro mergulhando no mar das Ilhas Phi Phi, na Tailândia.
Organizado pelo portal Underwater Photography Guide, o concurso conta com 14 categorias distintas que abrangem desde comportamentos de vida marinha e esforços de conservação subaquática até fotografia macro e em preto e branco. Sua 12ª edição recebeu inscrições de milhares de participantes de mais de 90 países, distribuindo prêmios no valor total de US$ 120 mil (aproximadamente R$ 596 mil).
O fotógrafo Suliman Alatiqi, do Kuwait, ficou fascinado pelos hábitos únicos dos macacos-caranguejeiros, nativos do Sudeste Asiático. Devido a essa curiosidade, ele decidiu entrar no mundo desses macacos, convivendo por algumas semanas com esses animais nas Ilhas Phi Phi. O fotógrafo usou uma câmera Nikon D850 para registrar a imagem.
Em entrevista ao Underwater Photography Guide, o profissional revelou que não teve o apoio de guias ou especialistas na ilha, além de possuir pouco conhecimento prévio sobre o comportamento dos macacos-caranguejeiros. Por isso, ele passou dias observando e seguindo diferentes grupos dessa espécie de macacos para tentar decifrar os mistérios de seu comportamento subaquático.
Esses primatas são nadadores habilidosos, se aventurando nas águas para caçar ou se livrar do calor tropical. De acordo com Alatiqi, além do prêmio no concurso, a imagem do macaco nadador é testemunho da “impressionante adaptação” dos macacos à vida subaquática.