Imagem feita com IA ganha concurso e fotógrafo recusa prêmio

A fotografia "O Eletricista", do alemão Boris Eldagsen, que venceu a categoria criativa do prêmio, foi gerada pela IA DALL-E2 2
ia vence premio fotografia
Imagem: Boris Eldagsen

O fotógrafo alemão Boris Eldagsen se recusou a receber o prêmio da competição de fotografia Sony World Photography Awards 2023. O motivo? Sua imagem foi gerada por inteligência artificial (IA), usando “prompts de texto” do DALL-E 2 em uma mistura de plataformas e técnicas.

A fotografia, intitulada “O Eletricista”, ficou em primeiro lugar na categoria criativa na competição aberta da Organização Mundial de Fotografia. Após a revelação de Eldagsen, a foto foi retirada do site da organização e da exposição física em Londres, Inglaterra.

Em preto e branco, no estilo dos anos 1940, a imagem mostra uma mulher atrás de outra com a mão em seus ombros, enquanto elas desviam o olhar da “câmera”. A obra é parte da série de Eldagsen, “pseudomnésia”, termo latino que significa “memória falsa”.

Em seu site, o fotógrafo, que tem cerca de 30 anos de carreira, justificou a desistência: “IA não é fotografia. Portanto, não aceitarei o prêmio.”

Qual a diferença entre IA e fotografia?

Eldagsen, que se declarou surpreso com a vitória, ainda afirmou que a imagem tem claros sinais de geração de IA. Entre eles, falhas nas aparências dos dedos e nas pupilas, por exemplo. “Ele tem todas as falhas da IA ​​e poderia ter sido detectado, mas não foi”, disse ao Business Insider.

Ao veículo, o fotógrafo revelou que seu objetivo era iniciar uma conversa sobre a relação entre IA e fotografia. Segundo ele, os organizadores da competição devem criar categorias separadas para arte gerada por IA, que está se tornando cada vez mais realista.

Um porta-voz da empresa CREO, responsável pelos prêmios, disse ao Insider que a categoria “recebe várias abordagens experimentais”. “Embora os elementos das práticas de IA sejam relevantes em contextos artísticos de criação de imagens, os prêmios sempre foram e continuarão sendo uma plataforma para defender a excelência e a habilidade de fotógrafos e artistas que trabalham nesse meio”, explicou.

Sites de geração de imagens de IA, como DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion, estão cada vez mais em alta. Em meio a esse crescimento, eles seguem gerando polêmica, como com a criação de imagens do Papa Francisco vestido uma jaqueta da moda ou do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump sendo preso.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas