Esta imagem do polo azul de Júpiter é magnífica
Eu normalmente não sou dessas pessoas que fica falando “dá uma olhada nesta bela foto de planeta” (zoeira, sou, sim). Mas, sério, as imagens vindo de cientistas cidadãos que estão observando os dados da sonda Juno são todas incríveis. Não sei nem como é que essa mais recente pode ser de verdade.
- NASA faz primeiros testes de reator nuclear que pode servir de fonte de energia em Marte
- Ideia da China para destruir lixo espacial com laser é legal, mas não passa de um plano
Quer dizer, é claro que é de verdade. O que você vê na imagem acima são as turbulentas nuvens de gás do planeta, diferentes moléculas rodopiando em torno do maior planeta do nosso Sistema Solar. Alguns dizem que a característica mais impressionante de Júpiter é sua Grande Mancha Vermelha. Eu diria que o título fica, na verdade, com esses azuis rodopiantes nos polos do planeta.
A Juno capturou essa imagem com sua JunoCam em 16 de dezembro de 2017, quando esteve a quase 104 mil quilômetros do topo das nuvens do planeta, de acordo com a NASA. Isso é bem distante, um espaço maior do que oito Terras colocadas uma em cima da outra. O próprio planeta Júpiter tem cerca de 11 Terras de diâmetro.
Os dados raw dessas imagens estão todos disponíveis no site MissionJuno para pessoas como você processarem as imagens. O cientista cidadão Gerald Eichstädt é quem leva o crédito por essa imagem incrível acima. E se você não for bom com computadores, ainda pode ver algumas vistas fabulosas de Júpiter com um telescópio.
De qualquer forma, descanse aí e aprecie essa imagem do espaço.
[NASA]
Imagem do topo: NASA/Gerald Eichstädt