Cenas da movimentação de tropas russas e da destruição causada durante a invasão na Ucrânia circulam na TV e nas redes sociais todos os dias. Mas, para além dessas imagens, é possível também ter uma visão detalhada das bases militares russas usando o Google Maps.
Normalmente, o Google Maps não revela áreas militares dos países. Nesses pontos, as áreas ficam borradas, ou com uma qualidade inferior — assim como acontece com o rosto de pessoas.
Mas, na última segunda-feira (18), usuários notaram que as imagens de satélite das bases russas apareceram com uma qualidade excelente. Isso permitiu ver detalhes de navios e aviões militares russos.
No Twitter, as forças armadas da Ucrânia comentaram o assunto, e ainda postaram quatro imagens de bases da Rússia.
⚡️GOOGLE MAPS ВІДКРИВ ДОСТУП ДО ВІЙСЬКОВИХ ТА СТРАТЕГІЧНИХ ОБ’ЄКТІВ РОСІЇ.
Тепер кожен може побачити різноманітні російські пускові установки, шахти міжконтинентальних балістичних ракет, командні пункти та секретні полігони з роздільною здатністю близько до 0,5 метра на піксель. pic.twitter.com/i75wR8Efwo— Inside the Armed Forces of Ukraine (@Inside_the_AFU) April 18, 2022
“Agora, todos podem ver uma variedade de lançadores russos, mísseis balísticos intercontinentais, postos de comando e aterros secretos, com uma resolução de cerca de 0,5 metro por pixel”, disse a página.
O Google Maps afirmou que nunca havia borrado as imagens das bases russas. “Não fizemos nenhuma alteração de desfoque em nossas imagens de satélite na Rússia”, afirmou a empresa, em um tuíte.
Além da Rússia, o satélite do Google também mostra com detalhes instalações militares de outros países, como os Estados Unidos, por exemplo.
Para ver as bases militares russas, basta ir até o Google Maps no seu smartphone, PC ou Notebook, digitar o nome da base buscada. Daí, na parte inferior da tela, basta clicar em “satélite”. Pronto. Agora é só ampliar a imagem com o recurso de zoom em busca de detalhes.