No início deste mês, o CEO da SpaceX, Elon Musk, tuítou fotos do grandioso foguete Falcon Heavy. Baseado nessas boas primeiras impressões, diríamos que o monstro está dentro do prazo para o lançamento inaugural no mês que vem, apesar de uma série de atrasos.

Se tudo der certo, o Falcon Heavy será lançado do Cabo Canaveral, na Flórida, em algum momento de janeiro de 2018. O reutilizável foguete de dois níveis possui 27 motores Merlin de primeiro nível e um único motor Merlin de segundo nível. Dependendo da configuração, o foguete de 70 metros de altura poderá carregar cargas de aproximadamente 64 mil quilos até a órbita terrestre baixa, ou cargas de quase 17 mil quilos até Marte.

No início de dezembro, Musk tuítou que usaria seu próprio carro, um Tesla Roadster, como carga de teste e que o foguete seria lançado em direção a Marte. Mas, como ele revelou mais tarde, tudo não passou de uma brincadeira.

Torcemos para que as intenções de Musk de lançar o Falcon Heavy em janeiro sejam mais sinceras. No entanto, o CEO já atenuou as expectativas do lançamento inaugural: em julho, Musk disse que havia “uma boa chance de que o veículo não alcançasse a órbita”. De qualquer forma, mal podemos esperar para ver este gigante abastecido de oxigênio líquido ser lançado pela primeira vez. Vem, monstro!