Imagens de satélite de cidades à noite são fantásticas – até você dar zoom nelas e perceber que são borradas e bagunçadas. Essas imagens maravilhosas de cidades, feitas por Marc Khachfe, solucionam esse problema: elas foram totalmente geradas por computador a partir de dados do OpenStreetMap.

Usando os dados de mapeamento de código aberto, Khachfe conseguiu criar um mapa simulado das luzes que espera-se que brilhem durante a noite em ambientes urbanos. Ele explica:

Cerca de um ano atrás, dei de cara com os dados do OpenStreetMaps; dados públicos de ruas e infraestrutura de cidades ao redor do mundo. Fiquei impressionado com a riqueza das informações e brinquei com elas durante seis meses, antes de ter a ideia de replicar as fotos de astronautas.

Eu queria imprimir um grande pôster de Londres à noite, mas todas as imagens que encontrei eram borradas demais, então baixei os dados do OSM de Londres e criei um “mapa de iluminação”. Depois usei camadas com os dados. Nenhuma imagem foi usada para criar os mapas – mas parecem fotos reais.”

No topo do post está a “foto” do Rio de Janeiro durante a noite. Abaixo está Paris:

kb475o8timne6uufpggl

Londres:

ulkjcorbfnk86avefdfx

Chicago:

t8ak447mxphr96czawo8

Amsterdã:

ffoxwgey8yvx7ejtaxi5

Berlim:

yh4ctfwb91lpfivqrztc

San Francisco:

hfygkz1aj77tyoxmy8kg

E a imagem completa do Rio:

jdh5t9ke6jdqeitq5wx3

Você pode comprar cópias das imagens pela página de Khachfe no Etsy. [Marc Khachfe]