_Microsoft

Imagine Cup, competição de empreendedorismo da Microsoft, abre inscrições

A competição Imagine Cup recebe ideias de projetos até 15 de janeiro. Podem participar estudantes com 16 anos ou mais dos ensinos Médio, Técnico e Superior

Imagine Cup, competição de empreendedorismo da Microsoft, abre inscrições

Imagem: Imagine Cup/Microsoft/Flickr/Reprodução

A Imagine Cup, uma das principais competições para estudantes de tecnologia, está com inscrições abertas para alunos dos ensinos Médio, Técnico e Superior. O prazo vai até 15 de janeiro, e o único requisito é ter mais de 16 anos. 

O campeonato promovido pela Microsoft premia propostas inovadoras, capazes de resolver problemas ligados ao Meio Ambiente, Saúde, Educação e Estilo de Vida. As soluções podem ser tanto focadas em aplicativos quanto para games, sites ou outras tecnologias. 

Depois da inscrição, as ideias passam pela avaliação de especialistas, que selecionam as melhores do Brasil em cada uma das quatro categorias. Aí, então, as escolhidas competem entre si em três rodadas, online e presenciais, para decidir o grupo que disputará as finais mundiais em maio. 

Três projetos já foram escolhidos para disputar a final da etapa Brasil. Eles vêm de equipes que disputaram o Hackathon Imagine Cup na Campus Party, realizado nos dias 12 a 15, em São Paulo. 

Os selecionados desenvolveram projetos com foco na acessibilidade com Libras, preenchimento de lacunas nas grades curriculares de ensino, e manutenção e preservação das línguas indígenas. 

“A forma que esse projeto funcionará, seja um app, site web, dispositivo, game, independe. Se ajudar a solucionar um problema, ele é válido”, disse Chritiano Faig, vice-presidente de Tecnologia e Soluções da Microsoft Brasil, em entrevista ao Giz.

Nos últimos 21 anos, mais de 200 mil brasileiros participaram do torneio e nove equipes foram vencedoras mundiais. O diferencial do Brasil na competição é o empreendedorismo. 

“O Brasil foca muito na educação e tem um perfil empreendedor muito forte”, conta Faig. “Os finalistas costumam ir com planos de negócios bem definidos e acabam virando startups que seguem em frente e não terminam com a Imagine Cup. São projetos com potencial de crescer e virar empresa”. 

Como se destacar? 

Ao todo, mais de 2 milhões de jovens de 163 países já participaram da competição. Com tanta concorrência, como sair na frente e chamar a atenção dos jurados?

Ter clareza sobre as regras do campeonato, apostar nas mentorias e contar com uma equipe multidisciplinar são algumas das dicas da empresária Rafaela Costa, vencedora mundial do Imagine Cup em 2011 e treinadora do time brasileiro que venceu em 2015. 

“Entenda o que é o campeonato, leia todas as regras, todos os pontos, estude as equipes que ganharam antes, o que fizeram, o que não fizeram”, sugeriu, em entrevista ao Giz Brasil. “Hoje é muito fácil criar relações. Não tenha medo de perguntar”. 

Aproveitar as mentorias da Microsoft é outro ponto essencial para as equipes que desejam se destacar. Ao decorrer do campeonato, os participantes contam com o apoio de mentores do Microsoft Startups e Founders Hub. 

Faig sugere que os participantes levem projetos que resolvam um problema, sem ser complexo. “Foque em um único problema, não tente misturar muitas coisas. A parte técnica é tão importante quanto o plano de negócio, o projeto precisa ter como andar sozinho”, sugeriu. 

Em 2011, a equipe de Rafaela desenvolveu um game para criar consciência cidadã a partir das oito (hoje são 17) ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), das Nações Unidas. A ideia ficou em primeiro lugar entre mais de 350 mil propostas enviadas por estudantes de todo o mundo. 

Natural de Curitiba, a empresária mora há seis anos nos EUA, onde trabalha como gerente de projetos na área de gaming e tecnologia. “Moldei minha carreira com o campeonato. Me joguei em tudo, fiz todos os cursos, e valeu muito a pena. Se você é criativo e tem o desejo de empreender, é muito válido participar”, disse. 

Inscreva-se 

As inscrições para a Imagine Cup são gratuitas e ficam abertas até 15 de janeiro neste site. Podem participar estudantes matriculados nos ensinos Médio, Técnico e Superior a partir dos 16 anos. 

Sair da versão mobile