“Imagine” e “Like a Virgin” entram no acervo de músicas para posteridade

O tema de Super Mario Bros. também se juntou ao acervo de gravações de som da Biblioteca do Congresso dos EUA este ano. Confira outras canções eternizadas
Madonna
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O single “Imagine”, de John Lennon, e o álbum “Like a Virgin”, de Madonna, foram selecionados nesta semana para o Registro Nacional de Gravação da Biblioteca do Congresso dos EUA. O tema de Super Mario Bros. também se juntou à lista, junto com o hit natalino “All I Want for Christmas Is You”, da cantora Mariah Carey, e o sucesso do reggaeton “Gasolina”, de Daddy Yankee.

whatsapp invite banner

Com as novas adições, singles de 1908 a 2012, a lista sobe para 625 canções. Ao todo, a coleção de sons gravados da biblioteca nacional inclui quase quatro milhões de itens. Integram o acervo gravações “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativos”. Além disso, também é necessário ter ao menos dez anos para se qualificar.

A bibliotecária do Congresso, Carla Hayden, anunciou nesta quarta-feira (12) que 25 gravações foram escolhidas este ano. As seleções igualmente ainda incluem “Sweet Dreams (Are Made of This)”, do duo Eurythmics, e a clássica “Stairway to Heaven”, de Led Zeppelin.

“O National Recording Registry preserva nossa história através do som gravado e reflete a cultura diversificada de nossa nação”, disse Hayden em um comunicado. “A biblioteca nacional tem o orgulho de ajudar a garantir que essas gravações sejam preservadas para as próximas gerações, e agradecemos a contribuição do público sobre quais músicas, discursos, podcasts ou sons gravados devemos preservar a seguir. Recebemos mais de 1.100 indicações públicas este ano para gravações a serem adicionadas ao registro”, disse em comunicado publicado pelo The Hollywood Reporter.

Curiosidades sobre o Registro Nacional de Gravação

Este ano, o tema de Super Mario Bros., composto por Koji Kondo, marca a primeira vez que uma música de videogame entra para a Biblioteca do Congresso. O feito acontece simultaneamente ao lançamento do filme do popular encanador dos mundo dos jogos.

É também uma vitória para as mulheres da música. Pela primeira vez, uma rapper feminina, a vencedora do Grammy Queen Latifah, ingressa no acervo com “All Hail The Queen”. Bem como a diva Mariah Carey, que ressurge todos os anos com seu sucesso de Natal de 1994, também foi selecionada pela primeira vez. “All I Want For Christmas Is You” vem, dessa forma, alcançando o topo da parada Billboard Hot 100 todos os anos desde 2019.

Por fim, o registro deste ano ainda conta com o audiolivro “Pálido Ponto Azul”, do astrônomo Carl Sagan, inspirado na fotografia de mesmo nome de 1990. Assim, você pode conferir o acervo completo aqui.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas