Tecnologia

Imagine Me: como funciona ferramenta IA que Meta deixou Brasil de fora

Veja como funciona o "Imagine Me", ferramenta de selfies por IA da Meta que chegou na América Latina
Imagem: Divulgação/Meta

Com a Meta AI disponível pela primeira vez na América Latina, a empresa anunciou, nesta terça-feira (23), novos recursos para sua inteligência artificial, incluindo a ferramenta de selfies Imagine Me.

O que é o Imagine Me?

whatsapp invite banner

A novidade permite gerar imagens dos usuários com base em fotos e prompts de texto. Para utilizá-la, os usuários só precisam selecionar uma fotografia, escrever “Imagine me” no chat e completar com o cenário desejado, como por exemplo “me imagine como uma pintura surrealista”. A ideia é semelhante à da criação de avatar por IA do WhatsApp, anunciada pela Meta este mês.

Além disso, a função também permite editar imagens com comandos simples, como adicionar, remover ou modificar objetos. No próximo mês, as ferramentas de edição da Meta AI devem ser aprimoradas com a chegada de um botão “Editar com IA” para mais opções de ajuste. A partir desta semana, os usuários ainda terão acesso a atalhos para criar e compartilhar imagens de IA diretamente nos aplicativos da Meta.

Atualmente, o Imagine Me está disponível apenas em versão beta nos Estados Unidos, no Instagram, Messenger e WhatsApp.

Além do “Imagine Me”, a Meta também lançou o Llama 3.1 405B. Ele é um modelo de código aberto no WhatsApp e no meta.ai que responde a perguntas complexas. Isso, principalmente, sobre os tópicos de matemática e codificação. Com ele, é possível pedir ajudar com a lição de matemática com explicações passo a passo, escrever códigos mais rápido e até criar jogos.

Meta IA não inclui o Brasil

Além de se expandir para 22 países, a Meta AI também passou a suportar sete novos idiomas, incluindo o português. Porém, devido a questões legais da marca no Brasil, a IA não está disponível no país.

No mês passado, a Meta anunciou a suspensão de suas ferramentas alimentadas por inteligência artificial generativa no Brasil. A decisão foi tomada depois de a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) determinar o fim da coleta de dados de usuários para treinar modelos de IA. Leia mais no Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas