_Ciência

Ingleses descobrem rua de paralelepípedo do século 1 d.C.

O caminho atravessa um curso d'água e parece ter sido utilizado no passado para permitir a passagem de carroças

Ingleses descobrem rua de paralelepídedo do século 1 d.C.

Cidade de Evesham, na Inglaterra. Imagem: David Dixon/Reprodução

Funcionários da empresa de água britânica Severn Trent, responsável por abastecer o lar de 4,6 milhões de pessoas, estavam realizando trabalhos de rotina em um rio quando encontraram um tesouro arqueológico. Havia um caminho de paralelepípedo atravessando o curso d’água, que pode ter sido construído durante o século 1 d.C.

O local exato da descoberta não foi anunciado pelas autoridades. Sabe-se apenas que o vau – elevação no fundo de um rio que serve como passagem – fica próximo da cidade de Evesham, na Inglaterra.

Segundo a BBC, a passagem possui 10 metros de comprimento e parece se estender a uma profundidade de 3 metros. Marcas encontradas nas pedras sugerem que o caminho permitiu o tráfego de carroças no passado. 

O local está sendo investigado por arqueólogos do Conselho Distrital de Wychavon, na Inglaterra, e deve ser em breve analisado por cientistas do órgão público Historic England.

A equipe pretende cavar uma pequena área ao lado do vau para confirmar sua idade. Por enquanto, a datação está sendo feita com base em um complexo de vilas que existe nas proximidades. 

Se a rua de paralelepípedo realmente datar da era romana, como a equipe sugere, ela será a primeira e única do tipo já descoberta no Reino Unido. De acordo com os pesquisadores, construções similares só foram encontradas na região de Pompeia, na Itália.

Sair da versão mobile