A Intel está implementando o aplicativo Unison, que permite que os usuários conectem seus smartphones, com Android e iOS, ao sistema Windows. O aplicativo permite a realização de chamadas, envio de mensagens e criação de arquivos entre computador e dispositivo móvel.
Esse tipo de integração já existe entre os aparelhos da Apple há bastante tempo e, de certa maneira, alguns apps para Windows já tentaram realizar a tarefa de forma parecida, mas com limitações ou de maneira muito rudimentar.
Um exemplo é o aplicativo Phone Links da Microsoft, que prometia um integração entre computadores e smartphones no papel, mas entregava de fato apenas notificações e alertas entre os dois aparelhos, o que está bem distante da plataforma funcional entregue pela concorrente Apple.
Inicialmente o Intel Unison será disponibilizado exclusivamente para PCs com processadores de décima segunda e décima terceira geração, que serão lançados em 2023. Os processadores de gerações anteriores são capazes de executar a funcionalidade, no entanto a Intel deseja testar o software nas versões mais recentes para depois liberar a novidade de maneira mais ampla.
Até chegar ao nível da integração de iPhones e Mac, o aplicativo deve passar por algumas atualizações, o que pode levar um tempo, mas as expectativas geradas pelo que foi anunciado pela Intel são muito positivas.