A Meta anunciou um plano de assinatura para retirar os anúncios das suas redes sociais. A oferta vale para o Instagram e Facebook, mas é limitada aos usuários da Europa.
Apresentada nesta segunda-feira (30), a modalidade permite que os usuários escolham como desejam utilizar as redes sociais. Caso opte pelo plano grátis, tudo permanecerá igual. Ou seja, as plataformas continuarão a exibir anúncios.
Já o plano pago retira a publicidade do Instagram e do Facebook. Além da navegação sem incômodos, a limitação garante mais privacidade. Afinal, os dados pessoais não serão utilizados para personalizar e direcionar as propagandas.
A empresa espera liberar a novidade aos usuários a partir de novembro.
Plano do Instagram e Facebook segue legislação europeia
A modalidade oficializada pela Meta atende às novas regras de privacidade da Europa. De acordo com a nota à imprensa, a companhia diz que o novo plano “equilibra os requisitos dos reguladores europeus”. Além disso, a assinatura dá poder de escolha aos usuários.
“[O plano] permite que a Meta continue a servir todas as pessoas na União Europeia, no Espaço Econômico Europeu (EEE) e na Suíça”, explicaram. “O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) reconheceu expressamente que um modelo de assinatura, como o que anunciamos, é uma forma válida de consentimento para um serviço financiado por anúncios.”
Mas isto não significa que os usuários precisam pagar para usar as redes sociais. Tanto o Instagram quanto o Facebook continuarão disponíveis para todos gratuitamente.
Contudo, a única diferença do novo plano é que os assinantes não vão receber anúncios. E fim.
E como ficam os anunciantes nessa história? Bem, a Meta explica que as campanhas publicitárias personalizadas na Europa continuam a todo vapor. Entranto, a empresa diz que somente os usuários de contas gratuitas serão impactados pelas propagandas.
Assinatura vai custar a partir de 9,99 euros por mês
Para cortar os anúncios no Instagram e no Facebook, é preciso pagar uma tarifa mensal. O valor varia de acordo com a plataforma utilizada para contratação.
Se assinar pela versão web, a Meta vai cobrar 9,99 euros por mês (cerca de R$ 50 em conversão direta). Por outro lado, pelos aplicativos para Android e iOS, a mensalidade sobe para 12,99 euros (por volta de R$ 70).
“Até 1º de março de 2024, a assinatura inicial cobre todas as contas vinculadas na Central de Contas de um usuário”, explicaram. “No entanto, a partir de 1º de março de 2024, será aplicada uma taxa adicional de 6 euros por mês na Web e de 8 euros por mês no iOS e Android para cada conta adicional.”
X Premium+ remove anúncios da rede social de Elon Musk
O Instagram e o Facebook não são as únicas redes sociais a dar fim aos anúncios com pagamentos. Na sexta-feira (27), o X (ex-Twitter), por exemplo, apresentou o Premium+ que, entre outras novidades, retira os anúncios da aba “Para Você” da timeline.
Além de estar disponível fora da Europa, o pacote traz outros benefícios aos usuários. Entre eles, o alcance maior de respostas em relação aos usuários de contas gratuitas ou assinantes do Premium padrão.
O pacote completo de ferramentas para criadores de conteúdo também está disponível para quem contratar o Premium+. O plano também traz os recursos do Premium convencional, como a edição de posts e a publicação de vídeos mais longos.
O preço, no entanto, é bem salgado. Enquanto o Premium normal custa R$ 42 ao mês ou R$ 440 ao ano, o Premium+ está disponível por R$ 84 ao mês ou R$ 880 ao ano.