Com direito a reviravolta de horário, o Instagram Threads, novo rival do Twitter, foi lançado na noite desta quarta-feira (5), às 20h.
A estreia estava agendada para a quinta (6), mas o plano foi antecipado. Segundo a descrição do aplicativo na loja da Apple, a nova plataforma será um “aplicativo de conversação baseado em texto do Instagram”.
Na manhã da quarta, alguns indícios da estreia foram mostrados. A novidade entrou no ar temporariamente, somente na versão web. Veja a cara da nova rede social:
O Threads web foi visto por alguns usuários somente por algumas horas, para testes, mas saiu do ar e voltou à noite (desta vez, parece, para ficar).
A interface da web é bem básica e permite visualizar tópicos, com opções para curtir, comentar, repassar e compartilhar. Assim como o Twitter, você pode visualizar as postagens principais de uma conta em uma seção e o histórico completo de respostas em outra aba.
Ficaram online na quarta-feira (5) de manhã os perfis de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, de Adam Mosseri, CEO do Instagram, além de uma conta oficial da Netflix, entre outras marcas gigantes e seus criadores.
Nas poucas horas em que a página esteve no ar, Mosseri já alcançou 2,5 mil seguidores, e Zuckerberg, 2 mil. Portanto, o acesso inicial ao Threads só foi oferecido a alguns milhares de testadores. Alessandro Paluzzi descobriu algumas das marcas e criadores que obtiveram acesso antecipado e vazou no Twitter.
Here are some content creators who had early access to #Threads 👀
Mark Zuckerberg (@𝚣𝚞𝚌𝚔) #1
Adam Mosseri (@mosseri) #2
Lauren Godwin (@𝚕𝚊𝚞𝚛𝚎𝚗𝚐𝚘𝚍𝚠𝚒𝚗) #214
Adam Waheed (@𝚊𝚍𝚊𝚖𝚠) #242
Joana Jamil (@𝚓𝚘𝚊𝚗𝚊.𝚓𝚊𝚖𝚒𝚕) #607
Wonho Chung… https://t.co/JpkkwZyVsx— Alessandro Paluzzi (@alex193a) July 5, 2023
Veja como acessar o convite para o Threads
O Instagram está divulgando amplamente o lançamento do Threads, com listas da loja da Apple e da Google Play Store. Contudo, não é tão fácil encontrar o convite de ingresso para criar uma conta no aplicativo. Sim, a plataforma também exige convite para novos usuários, assim como o Bluesky, que está sendo bastante disputado.
Mas no caso do Threads, todos que têm conta no Instagram receberam um convite, que pode ser encontrado no próprio app de fotos e vídeos. Na prática, o recurso é também um lembrete da data de lançamento do aplicativo novo, e funciona como easter egg.
Para ver o convite, abra a página de busca no app do Instagram. Ao digitar “threads” aparece um ícone na barra de pesquisa, do lado direito. Clique nesse ícone giratório. Em seguida, vai aparecer na tela a hora do lançamento, que acontece às 11h (horário de Brasília).
A nova plataforma também exibe um QR Code de acesso, que é o seu convite, além do seu nome de usuário no Threads. Nesta tela, tem também a opção de ativar um lembrete no Instagram para você não se esquecer do lançamento.
Relação entre o Instagram Threads e outras redes sociais
Segundo informações do The Verge, o Instagram Threads vai se integrar ao protocolo de mídia social descentralizado ActivityPub. Ou seja, isso significa que ele será compatível com redes sociais como o Mastodon. Portanto, usuários poderão levar seus perfis e seguidores para outros aplicativos.
Os usuários poderão, inclusive, usar seu perfil no Instagram para seguir as mesmas contas e manter seus seguidores, iniciando a experiência no Threads com um círculo pré-existente. Por fim, também será possível alterar as configurações de privacidade das publicações, enviar e compartilhar as postagens de outras pessoas.