_Tecnologia

Instagram libera download público de Reels; veja como proteger os seus

Meta também prepara nova configuração para evitar que contas falsas sigam o seu perfil do Instagram para distribuir spam

Quantas denúncias são necessárias para derrubar uma página no Instagram?

Seguindo os passos do TikTok, o Instagram começou a oferecer um botão fazer download de Reels para usuários do mundo todo. A novidade veio a público pelo chefe da rede social, Adam Mosseri, nesta semana.

O novo botão permite que os usuários guardem ou repassem os vídeos da redes social em outras plataformas. E tudo de maneira simples e nativa: ao acessar as opções para compartilhar o conteúdo, basta tocar no botão “Download”. Em seguida, a mídia será salva no armazenamento do celular.

Além disso, a ferramenta possui mecanismo para evitar o plágio do conteúdo. Ao fazer o download, o Instagram adiciona uma marca d’água no vídeo, apontando para o perfil do autor. O indicador é bem discreto e fica posicionado no canto superior direito da tela.

Instagram libera botão para fazer download de vídeos (Imagem: Divulgação/Meta)

Como impedir o download dos seus Reels?

Mosseri também informou que os usuários de perfis abertos podem desabilitar a função de download dos seus vídeos. Este mecanismo permite que os usuários com contas públicas tenham mais privacidade e controle sobre os seus conteúdos. Especialmente criadores que preparam conteúdos exclusivos para a plataforma, por exemplo.

Saiba como restringir o download de Reels a seguir:

  1. Abra as configurações do Instagram pelo celular;
  2. Acesse a opção “Compartilhamento e remixes”;
  3. Desative a opção “Permitir que baixem seus Reels”.

“Se um vídeo que você adora não estiver qualificado para download, você ainda pode tocar nos botão de três pontos e salvá-lo para assisti-lo mais tarde no aplicativo”, disse o chefe do Instagram.

Instagram vai filtrar “seguidores spam” (Imagem: Reprodução/X)

Instagram vai filtrar “seguidores spam”

O Instagram está se preparando para liberar outras novidades no futuro. Nesta terça-feira (21), o desenvolvedor Alessandro Paluzzi revelou um novo filtro para impedir contas falsas que seguem perfis aleatórios para distribuir spam.

“Contas com probabilidade de serem spam precisarão de sua permissão para segui-lo. Eles serão retidos para revisão em sua lista de seguidores”, diz a descrição da configuração.

Apesar da descoberta, ainda não há previsão de lançamento da novidade aos usuários da rede social de fotos e vídeos da Meta.

Sair da versão mobile