Instagram libera editor de fundo de imagens com IA, mas tem um porém
O Instagram acaba de ganhar uma nova ferramenta para editar stories. Agora, com IA (inteligência artificial), os usuários podem alterar somente o segundo plano da imagem, sem precisar de técnicas avançadas. O recurso, porém, ainda não está disponível no Brasil.
A novidade foi introduzida por Ahmad Al-Dahle, líder em IA generativa da Meta, nesta quarta-feira (13). Pelo Threads, ele informou que a ferramenta de edição de mídias começou a ser liberada. Assim, os usuários podem fazer alterações mais complexas de um jeito simples, sem depender de aplicativos terceiros.
IA edita plano de fundo de fotos no Instagram Stories
Entre as possibilidades, está o botão para customizar o plano de fundo de uma imagem. Na publicação, Al-Dahle mostra uma foto de uma pessoa deitada em um gramado. Então, ao acionar a ferramenta, o app oferece uma caixa de texto para digitar prompts, comandos de texto como acontece com o ChatGPT, Google Bard, Copilot e afins.
Neste exemplo, a Meta usou o prompt “cercado de cachorrinhos”. Em seguida, a IA alterou apenas o segundo plano da imagem, incluindo vários filhotinhos ao redor da personagem. Depois disso, o usuário pode publicar a foto nos Stories normalmente.
Além disso, outros comandos estão disponíveis. Entre eles, “perseguido por dinossauros”, como o próprio executivo citou. Ou seja, o que a criatividade mandar.
A edição ainda será interativa. Dessa forma, antes de fazer a publicação, um adesivo “Experimente” aparece na tela. Al-Dahle explica que essa inserção ajudará os seguidores a usar o plano de fundo pela primeira vez.
Editor de plano de fundo está disponível apenas nos EUA
A novidade é bem promissora. Especialmente ao considerar que leva à rede social uma ferramenta avançada de edição. Todavia, nem todo mundo pode usar.
Na publicação, Ahmad Al-Dahle informou que o recurso está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos. Ou seja, por enquanto, a ferramenta não pode ser utilizada por usuários de outros países, incluindo o Brasil. Também não há previsão de estreia do serviço em outros países.