O Instagram ainda não tem uma opção para desativar a confirmação de leitura — que acusa quando alguém visualiza uma mensagem. Mas isso, felizmente, vai ficar no passado: a Meta está experimentando uma nova confirmação para evitar que a rede social dedure que você leu e não respondeu.
Nesta terça-feira (7), o chefe da rede social, Adam Mosseri, apresentou a nova configuração em seu canal do Instagram. De acordo com o executivo, a novidade começou a ser implementada a partir de uma demanda dos próprios usuários.
“Ouvimos seus comentários e começamos a testar um novo recurso que permite desativar as confirmações de leitura nas suas mensagens diretas”, anunciou. “Em breve, as pessoas poderão escolher quando permitir que outras pessoas vejam quando leram suas mensagens.”
Instagram vai deixar você desativar o “visto agora há pouco”
A configuração é uma espécie de repeteco da confirmação de leitura do WhatsApp. Ao desativar o sinalizador, o mensageiro deixa de exibir o tique azul para avisar que a mensagem foi lida. No Instagram, por sua vez, não será muito diferente: a configuração oculta o “visto agora há pouco” ao conferir o conteúdo recebido.
Em outras palavras: o seu amigo não vai ficar sabendo que você viu aquele meme meio sem graça e simplesmente ignorou.
Configuração ainda está em fase de testes
Apesar do anúncio, o executivo não especificou quem possui acesso ao novo recurso durante os testes. Também não deu uma previsão de quando a ferramenta deve chegar à versão final, liberando-a para usuários de todos os países.
Durante os testes do Giz Brasil nesta quinta-feira (9), o novo menu “Privacidade e Segurança” ainda não estava disponível. Mas, caso você tenha acesso ao recurso, basta tocar na opção “Confirmação de leitura” (em tradução livre) para habilitá-lo. Sua conta vai parar de enviar os avisos na sequência.