Tecnologia

Instagram vai identificar e borrar nudes em DMs de menores de idade

Perfis de menores de 18 anos no Instagram terão a nova função que borra nudes nas DMs funcionando por padrão nos próximos meses
Imagem: Claudio Schwarz/Unsplash/Reprodução

A fim de proteger menores de idade contra abusos e golpes de exploração sexual, o Instagram anunciou, nesta quinta-feira (11), um novo recurso de segurança para as DMs em relação a nudes. Por meio da proteção de nudez, qualquer imagem com conteúdo explícito irá aparecer com um borrão em chats com pessoas abaixo dos 18 anos.

whatsapp invite banner

Segundo a Meta, o recurso não só desfoca nudes, como também desencoraja o envio. A função vai funcionar por padrão em perfis de menores de idade, de acordo com a data de nascimento informada na hora de criar a conta. Os usuários adultos também vão receber uma notificação incentivando o uso da proteção.

A medida é mais um dos esforços do Instagram para proteger crianças e adolescentes que utilizam a rede social. No início deste ano, a plataforma lançou sistemas que impedem o uso do app à noite e restringem o envio de DMs por menores de idade.

Nova função do Instagram vai borrar nudes em DMs de menores de idade

Nova função do Instagram vai borrar nudes em DMs de menores de idade (Imagem: Meta/Divulgação)

O novo recurso que borra nudes vai entrar em fase de testes nas próximas semanas, segundo informações do Wall Street Journal. Já o lançamento deve acontecer daqui a alguns meses, sem uma previsão exata.

Ao jornal, a Meta explicou que a função utiliza aprendizado de máquina no celular para identificar nudez nas imagens enviados por DMs. A empresa só terá acesso à foto, caso ela aconteça uma denúncia formal no Instagram.

Instagram vai notificar usuários que recebem e mandam nudes

Os usuários que ativarem a função e receberem fotos explícitas verão uma mensagem dizendo para não se sentirem pressionados a responder. A notificação também vai oferecer opções de bloquear e denunciar a pessoa que enviou a imagem.

“Este recurso foi projetado não apenas para proteger as pessoas de ver nudez indesejada em suas DMs, mas também para protegê-las de golpistas que podem enviar nudes para enganar as pessoas a enviar suas próprias imagens em troca”, explicou a Meta no anúncio da ferramenta.

Quem compartilhar nudes pela DM também verá uma mensagem alertando sobre os perigos de enviar fotos íntimas.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas