Nós já falamos do MotoFrenzy, uma ROM não-oficial com Android 2.2 para o Motorola Milestone. Também existe outra ROM, a FroyoMOD, que faz algo semelhante. Então por que falar da HO!NO! Froyo Mod? Porque ela é baseada em uma ROM da própria Motorola, em vez de ser feita "do zero" a partir do código-fonte do Android como as outras duas – isso poderia teoricamente garantir um funcionamento mais confiável no seu aparelho.  Mas como instalar essa ROM? UPDATE:

Vale lembrar que você pode seguir estas instruções, mas sempre por sua conta e risco. Primeiro você precisa rootear seu aparelho, usando o já citado SuperOneClick. Depois, basta seguir as instruções em português do Richard Max. Basicamente, você vai instalar a ROM – criada pelo usuário HO!NO! do xda-developers – usando o RSD Lite. Com esta ROM, aparentemente você não perde o 3G (preocupação de algumas ROMs do passado) e a interface pode ficar toda em português do Brasil.

Nos comentários do blog do Richard Max, poucos bugs são mencionados (dificuldade temporária em acessar GPS, hotspot não funciona etc.) mas nada grave, e aparentemente tudo está funcionando: 3G, Wi-Fi, câmera, acelerômetro etc. Mas, se você quiser, pode voltar para o Android 2.1 – o Richard Max ensina como. Enquanto a atualização oficial não vem, você tem pelo menos três opções para rodar Froyo no seu Milestone. Você vai experimentar? Já experimentou? [xda-developers via Richard Max via Rodrigo Toledo]

UPDATE: Como alguns comentaristas nos alertaram, há uma outra ROM para levar o Milestone ao mundo Froyo que está sendo desenvolvida por um brasileiro, a ShadowMOD-BR, que ganha pontos extras por ter o "BR" no nome. Como a HO!NO!, a modificação brasileira é baseada nos padrões da Motorola, e parece funcionar direitinho – há alguns elogios dos comentaristas aí embaixo. Ainda há problemas na função de hotspot Wi-Fi, mas o desenvolvimento constante (está saindo uma atualização atrás da outra) nos dá esperanças que a comunidade vai aprontar uma ROM 100% funcional antes da atualização oficial da Motorola Brasil. Acompanharemos. Baixe e acompanhe as novidades do ShadowMOD-BR aqui.