O Instapaper é um conhecido app para iOS e Android que guarda links e formata textos longos para leitura posterior. Ele era mantido por apenas um desenvolvedor – seu criador Marco Arment – e estava sob forte concorrência dos similares (e gratuitos) Readability e Pocket.
Agora a Betaworks, empresa que tirou o Digg do buraco, comprou uma participação majoritária no Instapaper, que agora não pertence mais a Marco Arment.
Arment anunciou o acordo em seu blog, dizendo que a sua empresa se expandiu para além do que ele antecipava quando lançou o serviço em 2008. Mas sem mencionar o motivo da venda, ele promete cuidar dos usuários que já investiram em seu produto:
Nós estruturamos o negócio com a saúde e longevidade do Instapaper como a maior prioridade, com incentivos para garantir seu futuro. Continuarei assessorando o projeto por tempo indeterminado, enquanto a Betaworks assume as operações, amplia a equipe, e desenvolve o serviço ainda mais.
Ou seja, assim como no Digg – que voltou à vida em apenas seis semanas – a aquisição não foi feita para fechar o serviço, e sim para mantê-lo.
O Digg foi adquirido num momento que parecia ser o fim da sua vida; o Instapaper, no entanto, está prosperando no momento, conhecido por seu design e funcionamento superior. Então o que a Betaworks fará com ele? Arment diz em entrevista ao PaidContent:
Eu tenho um monte de recursos enormes feitos pela metade que a Betaworks vai terminar. Eu quero trazer um novo design para o app, novas barras laterais… tantas coisas que eu só consegui parcialmente ou não tive tempo para começar. O serviço sempre se propôs a fazer muito bem o básico, não se trata de ter um milhão de funções diferentes.
No entanto, há muitos motivos para supor que a Betaworks tenha outros planos para a tecnologia que Arment criou: afinal, o Digg se prepara para lançar um leitor de RSS ainda este ano.
Enquanto isso, Arment pode se dedicar a seus outros projetos, como a sensacional The Magazine, revista para iOS e web que ele criou no ano passado. [Marco.org e PaidContent]