O Microsoft Office tem suporte nativo a edição de arquivos no OneDrive. Mas e se você usa a nuvem do Google? Agora, é possível usar um plug-in para acessar documentos que estão no Drive.
O Google Drive oferece um plug-in gratuito que permite abrir e editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint diretamente no Office. Mas há uma grande limitação aqui.
Funciona assim: você instala o plug-in e, ao abrir o Word/Excel/PowerPoint no seu computador, ele pede que você faça login com sua conta do Google.
Então, você verá um novo ribbon chamado “Google Drive”, com opções para abrir, compartilhar, renomear e mover arquivos.
Mas, ao tentar abrir um documento, você talvez esbarre na maior limitação do plug-in: ele funciona apenas com arquivos do Office. Se você criou um texto ou uma planilha no Drive, ele estará no formato proprietário do Google, que o Office não consegue rodar.
Nesse caso, você será levado diretamente para o navegador; o plug-in não tentará nem mesmo converter o arquivo. E fazer isso manualmente não é tão prático: você precisa ir em Arquivo > Fazer download e depois reenviar o arquivo convertido – em formato .docx, .xlsx ou .pptx – para o Drive.
Além disso, o plug-in está restrito ao Windows, e não funciona no Office 2016 (disponível em versão Preview).
Outros serviços na nuvem estão fazendo uma integração melhor com o Office, especialmente por firmarem parcerias direto com a Microsoft – algo que o Google muito provavelmente não fez.
Por exemplo, o Dropbox dá a opção de editar arquivos do Word, Excel e PowerPoint no seu navegador usando o Office Online. Eles também têm uma ferramenta para empresas que permite a várias pessoas editar um mesmo arquivo diretamente no Office para Windows ou Mac.
[Google Drive Blog via VentureBeat]