_Componentes

Intel anuncia Silvermont, nova linha de processadores Atom para smartphones e tablets

Os chips Intel Atom não são muito bem vistos por aí, principalmente por causa das péssimas lembranças dos tempos de netbooks. Mas a sua mais recente versão, a nova arquitetura Silvermont, tem baixo consumo de energia e promete bom desempenho, com o objetivo de fazer a Intel ganha espaço em processadores móveis. A plataforma System-on-a-Chip […]

Os chips Intel Atom não são muito bem vistos por aí, principalmente por causa das péssimas lembranças dos tempos de netbooks. Mas a sua mais recente versão, a nova arquitetura Silvermont, tem baixo consumo de energia e promete bom desempenho, com o objetivo de fazer a Intel ganha espaço em processadores móveis.

A plataforma System-on-a-Chip de 22 nanômetros tem desempenho três vezes superior às CPUs Saltwell Atom anteriores e pelo menos cinco vezes menos consumo de energia graças aos transistores 3D que a Intel vem preparando há alguns anos.

O Silvermont é o primeiro CPU Atom feito especialmente para smartphones e tablets: ele permite escalabilidade para SoCs de até 8 núcleos, dando à arquitetura a liberdade necessária para preencher o espaço abaixo do Haswell na hierarquia de dispositivos. Tablets com CPUs Silvermont devem começar a ser lançados até o fim deste ano. Smartphones baseados na nova arquitetura chegam em 2014.

Por mais que o Silvermont seja o primeiro chip Atom apontado diretamente para smartphones e tablets, certamente não será o último; a Intel vai renovar a linha de CPUs anualmente com o objetivo de conquistar mais e mais espaço em mobile. Ainda deve demorar para colocarmos nossas mãos em alguma coisa com o Silvermont, mas esse pode ser o começo da uma Intel muito mais móvel. [AllThingsD]

Sair da versão mobile