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Internet banda larga é o serviço com mais consumidores instatisfeitos, diz Anatel

Serviços de internet registraram média de 6,88 (numa escala até 10), a mais baixa dos serviços. Confira o ranking de satisfação por operadora

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imagem: Pixabay / reprodução

Na última segunda-feira (28) a Anatel divulgou a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida de 2021. Os dados mostram que a internet banda larga fixa foi o serviço mais mal avaliado pelos consumidores no ano passado, enquanto a telefonia móvel pré-paga teve a melhor avaliação.

Segundo a Anatel, a banda larga fixa teve nota 6,88 (numa escala até 10), a mais baixa entre os serviços. O que pesou para o resultado foram critérios como “informação ao consumidor” e “atendimento”, tanto telefônico como digital — todos com notas abaixo de 7.

“Informação ao consumidor e funcionamento são as dimensões de qualidade que mais contribuem para explicar a satisfação geral do consumidor deste serviço. O atendimento digital e a cobrança têm baixa influência na satisfação geral do consumidor”, escreveu a Anatel.

Confira ranking de satisfação por operadora

Além desses dados, ainda existem informações detalhadas por estado. Em São Paulo, por exemplo, a Algar foi a operadora de banda larga com maior avaliação, enquanto Vivo, TIM, Claro e Sky tiveram empate técnico no segundo lugar.

A pesquisa da Anatel foi feita entre julho e dezembro de 2021, com 81,9 mil entrevistas telefônicas com os usuários do Brasil todo. Além da opinião sobre banda larga, a pesquisa também mostrou a avaliação e o ranking de nove prestadoras de celular, telefone fixa e TV paga.

A telefonia móvel pré-paga foi o serviço com a melhor nota, 7,82. Nesse caso, a satisfação com a recarga e com o funcionamento elevaram a nota. Já o quesito menos favorável foi o de atendimento telefônico, responsável pelas notas mais baixas em todos os serviços avaliados na pesquisa de satisfação da Anatel.

A pesquisa apontou quais serviços receberam as seguintes notas quanto ao Índice Geral de Satisfação do Consumidor:

 

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