O Internet Explorer 10 já chegou à versão final com o RTM do Windows 8. Mas, a princípio, ele era um produto destinado aos Windows 8 e 7. Cadê a versão do Windows 7, então? Ninguém sabe.

Ou melhor, sabe sim: em meados de novembro a Microsoft liberará um “preview” do IE10 para Windows 7. Será a primeira versão completa do novo IE para o Windows 7. Antes disso, apenas o Platform Preview 2, uma versão experimental sem elementos básicos de interface, tinha aparecido no sistema — e isso faz tempo, em junho de 2011. As atualizações seguintes foram feitas em cima do Windows 8 e distribuídas nas versões de testes desse (Developer, Consumer e Release Preview).



Por que a demora? É difícil saber, a Microsoft não comenta muito o assunto, mas tudo indica que o atraso se deva às diferenças internas entre os dois sistemas operacionais. O Windows 8, por exemplo, conta com Direct3D 11.1, enquanto o Windows 7, com o Direct3D 11.0. Ou a Microsoft trará essa novidade e outras das quais o IE10 eventualmente precise para o Windows 7, ou limitará o funcionamento do navegador.

Essa situação não é nova. O Internet Explorer 9, lançado para Windows Vista e 7, colocou a equipe de desenvolvimento em um dilema similar — no caso, com algumas APIs e mecanismos até então exclusivos do Windows 7, como Direct2D e DirectWrite. A solução, nesse caso, foi portar esses recursos para o Vista através de uma atualização.

O mais estranho, porém, é não termos uma data de lançamento para o IE10 do Windows 7. No post em que anuncia o preview de novembro, a Microsoft se limita a dizer que “a disponibilidade da versão final seguirá o recebimento de feedback de desenvolvedores e consumidores.” IE10, pelo menos por enquanto, só no Windows 8. [IEBlog via Ars Technica]