Depois de praticamente três meses de beta, chegou a hora de a versão final do iOS 12 desembarcar em iPhones, iPads e no iPod. A nova versão do sistema operacional da Apple chega nesta segunda-feira (17) para 26 aparelhos: do iPhone 5s em diante, do iPad mini 2 ao mais recente e no iPod touch de 6ª geração.

Os usuários devem receber, aos poucos, a notificação para baixar e instalar o sistema.

• Os 13 recursos que achamos mais bacanas na versão beta do iOS 12
• Novo iOS 12 promete acelerar seu iPhone e te deixar menos viciado em tecnologia

Aparelhos mais rápidos

A Apple diz que a nova versão irá otimizar o desempenho dos aparelhos, principalmente dos mais antigos.

Lá na WWDC, que aconteceu em junho, a companhia afirmou que um iPhone 6s Plus será capaz de abrir aplicativos 60% mais rápido, enquanto o teclado será 50% mais veloz para abrir e a câmera será 70% mais ágil para iniciar.

Tenha mais controle

Enquanto eu testava a beta do iOS 12, curti bastante as novas estatísticas de uso de smartphone, que ficam agrupadas no “Tempo de Tela”, nos Ajustes. Ali, dá para ter uma ideia de quanto tempo você fica em cada aplicativo e até definir limites. A funcionalidade exibe também um comparativo em relação a semanas anteriores.

O destaque mesmo é o novo gerenciamento de notificações, que agrupa mensagens de um mesmo aplicativo. O gerenciamento dos alertas também ganharam algumas melhorias.

Outra funcionalidade que usei bastante foi a pesquisa aprimorada dentro do Fotos, que ficou mais parecida com os recursos que o Google disponibiliza em seu Google Fotos. Você pode digitar por “gato” e ver todas as fotos que tirou de bichanos, por exemplo. Vale para pessoas, atividades como “futebol” e lugares.

Outros recursos

Agora também é possível bloquear o acesso USB de seu iPhone ou iPad após o dispositivo não ter sido bloqueado no período de uma hora. Isso previne que pessoas não autorizadas acessem dados sensíveis do seu celular.

O FaceTime agora permite até 32 pessoas na mesma conversa; a Apple lançou o ARKit 2 para aplicativos de realidade aumentada mais ousados; o modo Não Perturbe ficou mais fácil de se ajustar, com limites de horas; novas medidas de privacidade foram adicionadas; mais detalhes sobre a saúde de bateria; gestos do iPhone X no iPad, novos papeis de parede, entre outras novidades.

Um recurso que foi bastante comentado são os Siri Shortcuts e Suggestions. A ideia é ler o contexto e oferecer o que você precisa, inserindo uma conexão maior entre a assistente digital da Apple e aplicativos de terceiros.

O app Kayak, de busca de viagens, pode ter um “Planos de viagem”. Ao dizer isso para a assistente, ela mostra informações da viagem e de hospedagem, inclusive tempo para fazer check-in.

As Suggestions (Sugestões) vão possibilitar que a assistente aprenda com a rotina do usuário. Ela poderá habilitar o “Não perturbe” em um determinado horário ou quando você tiver um ingresso de cinema no app Wallet. Ou mesmo lembrar o usuário de ligar para alguém no dia do aniversário ao verificar as informações do contato.

Você pode checar manualmente a atualização para o iOS 12 acessando Ajustes > Geral > Atualização de Software. Por aqui, a nova versão do sistema já está disponível.