O iPad Mini está demorando mais do que o normal para chegar no Brasil. Ele foi lançado no fim de outubro e homologado pela Anatel no mês seguinte, mas ainda não deu as caras no Brasil.

Mas parece que o motivo do seu atraso é simples: ele terá fabricação local. Em novembro, a Foxconn recebeu autorização do Ministério da Ciência e Tecnologia para montar um modelo do iPad em suas fábricas com benefício fiscal, mas o modelo não era especificado. Agora, um certificado no site da Anatel diz que é o iPad Mini.



O Tecnoblog encontrou o documento, disponível desde a semana passada no site da Anatel, que autoriza a fábrica da Foxconn em Jundiaí a montar o modelo A1454 – o iPad Mini com 3G e Wi-Fi – o só com Wi-Fi seria importado da China.

Caso ele realmente seja montado por aqui, isso vai garantir a desoneração fiscal dada a tablets, e também pode significar um iPad Mini mais barato quando enfim sair por aqui – o modelo com 3G e Wi-Fi custa a partir de US$ 459 (16GB) nos Estados Unidos.

Tudo indica, então, que o iPad Mini será feito no Brasil. Só falta saber duas coisas importantes: quando ele chega e quanto ele vai custar. [Tecnoblog]