Um dos recursos mais interessantes lançados durante o evento “Far Out“, da Apple, foi o “Crash Detection” — um mecanismo que aciona a emergência (o “911” nos EUA) quando identifica algum impacto ou movimento repentino que caracterize um acidente grave. Ele está presente na linha iPhone 14 e em aparelhos Apple Watch.
O que a Apple não imaginava é que, mesmo após um longo período de desenvolvimento, o recurso tem registrado falsos positivos e ligado para a emergência quando os usuários estão se divertindo em montanhas russas.
O fenômeno foi relatado pela jornalista Joanna Stern, do Wall Street Journal, e também pelo portal Coaster101, que identificaram alguns casos nos parques Kings Island (em Ohio) e Dollywood (Tennessee). Este último instalou uma placa de alerta para que os usuários evitem usar Apple Watches e dispositivos similares nas atrações do parque.
De acordo com Stern, há pelo menos seis casos de ativação equivocada do “Crash Detection” no parque Kings Island. O recurso está presente no iPhone 14, Plus, Pro e Pro Max, e Apple Watch Series 8, SE 2 e Ultra, e, sim, é um recurso segurança bem útil, desde que esteja funcionando de forma adequada e não dando dores de cabeça para os usuários.
A Apple afirmou à jornalista Joanna Stern, que o “Crash Detection” é “extremamente preciso na detecção de colisões graves”. Um porta-voz da gigante da tecnologia também afirmou que o recurso foi otimizado para ajudar usuários e diminuir a incidência dos falsos positivos. Sobre a ativação equivocada da função, a Apple afirmou que fará melhorias ao longo do tempo.