iPhone 15, Galaxy S23 e Pixel 8: qual dos smarts tem a câmera melhor avaliada?
As fabricantes vêm caprichando cada vez mais nas especificações das câmeras dos seus celulares. Modelos como o iPhone 15 Pro, Google Pixel 8 e Galaxy S23 Ultra se destacam em avaliações de sites especializados em fotografia, como o DxOMark, e já figuram entre os melhores do mercado. A seguir, confira os pontos fortes e fracos desses smartphones.
iPhone 15 Pro Max: a segunda melhor câmera do mercado
O iPhone 15 Pro Max é o mais novo celular da Apple. Apresentado em setembro de 2023, o celular se destaca por trazer um zoom maior do que as gerações anteriores e o iPhone 15 Pro. A mudança veio no terceiro sensor, de 12 megapixels, que vem com lente objetiva e equivale a 120 mm.
A câmera principal também garante destaque. O componente pode tirar fotos de até 48 megapixels, conferindo mais detalhes às imagens. Resta o sensor secundário, de 12 megapixels, que possui lente ultrawide.
No ranking do DxOMark, site especializado em fotografia, o celular teve seu momento de glória e alcançou a segunda colocação, com 154 pontos. O modelo ficou atrás apenas do Huawei P60 Pro, da empresa que está dando o que falar na China.
De acordo com a análise do site, o celular chama a atenção devido ao brilho vídeo e o contraste na exibição de fotos HDR na tela. E não é por menos: a nova geração de celulares da Apple pode alcançar a luminosidade máxima de 2.000 nits, superior aos modelos anteriores.
A exposição equilibrada, mesmo em ambientes com pouca iluminação, é outro destaque. A lista de pontos positivos também engloba a reprodução de cores e tons de pele agradáveis e naturais, o excelente detalhe sob luz forte, foco automático rápido e preciso e a estabilização de vídeo eficaz.
Mas nem tudo são flores. Em fotos com baixa iluminação, as imagens apresentaram ruídos. Além disso, os avaliadores se depararam com artefatos indesejados, incluindo reflexos, fantasmas e aliasing.
A lista de pontos negativos também inclui a faixa dinâmica ligeiramente limitada nas fotos e os detalhes inconsistentes em todas as faixas de zoom.
Google Pixel 8 Pro tem câmeras de até 50 megapixels
Os celulares da linha Pixel são um sucesso em termos de fotografia há alguns anos. Como era de se imaginar, o Google manteve o ritmo no Pixel 8 Pro, que alcançou a quarta colocação no ranking do DxO Mark. Empatado apenas com o Oppo Find X6 Pro.
O smartphone não mede esforços quando o assunto é resolução. Isto porque, além da câmera principal de 50 megapixels, os sensores com as lentes ultrawide e teleobjetiva têm 48 megapixels. Ou seja, o smartphone consegue entregar bons detalhes em todas as configurações de zoom e em macro, conforme o site apontou em sua análise.
Também é preciso prestar a atenção nas cores, que foram agradáveis em todas as condições de luz em foto e em vídeo. O mesmo é dito é aos tons de pele bonitos e precisos, além do foco automático rápido e preciso em fotos e vídeos.
O Google Pixel 8 Pro, no entanto, deixou a desejar em alguns momentos. Durante os testes, os avaliadores encararam uma perda ocasional de detalhes finos e de local de textura. O modo retrato, que aplica o famoso efeito bokeh, também teve erro de segmentação.
Galaxy S23 Ultra: zoom poderoso de 100x
A Samsung também chamou a atenção com o Galaxy S23 Ultra. No ranking, o celular está no mesmo patamar do Google Pixel 7, Xiaomi 13 Ultra e Vivo X90 Pro+. O modelo também se destaca por ter zoom de até 100x e quatro câmeras, sendo duas com lentes teleobjetivas:
-
10 megapixels com zoom óptico de 3x;
-
10 megapixels com zoom óptico de 10x.
Ou seja, ideal para tirar fotos de pessoas, objetos e paisagens distantes.
O smartphone ainda vem com câmera principal de 200 megapixels, resolução maior que a do iPhone 15 Pro Max e o Google Pixel 8 Pro. O sensor secundário, com lente ultrawide, tem 12 megapixels.
Assim como os demais, a alta resolução garantiu que o celular tivesse bons detalhes durante a análise do DxOMark. O telefone ainda apresentou faixa dinâmica bem ampla e foco automático preciso. Os méritos também giram em torno estabilização de vídeo, considerada como “muito eficaz”.
O smartphone, no entanto, teve baixo contraste em cenas retroiluminadas e ruído em ambientes com iluminação fraca. Da mesma forma, o smartphone apresentou perda local ocasional de detalhes em rostos e ligeiras projeções no balanço de branco.
Confira o ranking do DxOMark
O DxOMark oferece uma lista ordenada pela nota dos celulares em suas avaliações. No quesito fotografia, o ranking é liderado por “pesos pesados” da indústria, como o Huawei P60 Pro e a família iPhone 15 Pro.
A seguir, conheça o ranking global ordenado pela avaliação das câmeras, com dados coletados no site especializado em 19 de outubro de 2023:
- Huawei P60 Pro: 156 pontos;
- iPhone 15 Pro Max: 154 pontos;
- iPhone 15 Pro Max: 154 pontos;
- Google Pixel 8 Pro: 153 pontos;
- Oppo Find X6 Pro: 153 pontos;
- Honor Magic 5 Pro: 152 pontos;
- Oppo Find X6: 150 pontos;
- Huawei Mate 50 Pro: 149 pontos;
- Google Pixel 7 Pro: 147 pontos;
- Honor Magic 4 Ultimate: 147 pontos;
- iPhone 14 Pro Max: 146 pontos;
- iPhone 14 Pro: 146 pontos;
- iPhone 15: 145 pontos;
- iPhone 15 Plus: 145 pontos;
- Huawei P50 Pro: 143 pontos;
- iPhone 13 Pro Max: 141 pontos;
- iPhone 13 Pro: 141 pontos;
- Xiaomi Mi 11 Ultra: 141 pontos;
- Google Pixel 7: 140 pontos;
- Galaxy S23 Ultra: 140 pontos.