iPhone 15 já acumula rumores e vazamentos: confira um por um
Enquanto setembro, o tradicional mês de lançamentos da Apple, não chega, o aguardado iPhone 15 é alvo de inúmeros rumores e vazamentos. A primeira foto reveladora surgiu logo em fevereiro, com várias outras pipocando nos sites de tecnologia desde então.
Até agora, tudo indica que a big tech manterá a tradição de anunciar quatro modelos – possivelmente o iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Assim como na versão 14, os celulares Pro devem ter recursos extras ante as versões mais baratas.
Até as medidas do novo smartphone da Apple já circulam por aí. Fontes que tiveram acesso ao protótipo disseram que o iPhone 15 Pro deve medir 6,1 polegadas. Por outro lado, o iPhone 15 Pro Max terá 6,7 polegadas. É o mesmo tamanho que o iPhone 14 Pro.
Contudo, a novidade deve vir no design, com molduras mais finas, um novo chassi de titânio e botões de estado sólido que se parecem com os tradicionais. Além disso, o novo modelo deve vir com entrada USB-C em vez de Lightning, terminando de vez com a diferença entre os cabos de carregamento.
Isso sem contar, é claro, as atualizações em processamento, sistema operacional e o novo chip de 3 nanômetros – bem menor que os chips mais modernos de celular, que ficam na casa dos 6 nm.
A seguir, veja tudo o que já se sabe sobre o iPhone 15:
Design
Para começar, as telas OLED do iPhone 15 Pro devem ter um recorte dinâmico para a câmera e hardware de identificação facial. Os engates devem medir 1,55 milímetros, o mais fino já visto em um smartphone. O iPhone 14 Pro, por exemplo, tem engastes de 2,17 mm.
O que já se sabe é que o novo modelo será um design mais curvado que os anteriores. Já deu para perceber que o espaço da câmera será mais saliente e espessa, com lentes mais grossas para acomodar as atualizações do capturador.
Chassi de titânio
Os vazamentos apontam que a Apple deixará o aço inoxidável de lado para dar lugar ao titânio no revestimento de seus smartphones da linha iPhone 15 Pro. Na comparação, o material é mais leve e resistente, apesar de mais caro – o que obviamente pode encarecer os novos modelos.
Cores
É comum que a Apple ofereça uma nova cor a cada ano. Desta vez, espera-se que o iPhone 15 Pro venha na versão vermelha, com tom próximo ao bordô. A cor fica disponível junto com as opções prateadas, douradas e cinza espacial. Versões anteriores incluem o roxo, verde e azul escuro.
Botões sólidos
O iPhone 15 não deve ter os mesmos botões físicos que as versões anteriores, mas botões de estado sólido com feedback tátil. Na prática, poderão ser usados da mesma forma, mas sem a necessidade de pressioná-los.
No lugar haverá uma vibração háptica, que imita a sensação, mesmo sem movimento físico real. Além disso, o botão de volume do iPhone 15 deve ser único, em vez de dois botões distintos.
Botão de ação
Uma fonte não identificada disse ao site MacRumors que a Apple deve transformar o botão de mutar conversas em um comando de “Ação”. Deve ser algo parecido com o que já existe no Apple Watch Ultra.
O comando deve substituir o atual Ring/Silent que fica perto dos botões de volume, mas ainda não está claro sobre quais funções poderá executar. Provavelmente será personalizável como no Apple Watch, onde o usuário pode ativar o Não Perturbe, ativar modo de energia e alguns aplicativos, como a Câmera.
Modo de exibição
Todos os modelos do iPhone 15 devem ser equipados com um chip de driver de tela OLED de 28 nm. Isso deve permitir um consumo de energia reduzido, o que tem potencial para aumentar a duração da bateria.
Novas capinhas
Modelos do iPhone 15 impressos em 3D apontam que as capinhas mais antigas não caberão nos novos modelos. Isso acontece por causa de pequenas mudanças nas dimensões do dispositivo, assim como o design mais curvo e as mudanças nos botões.
Chips
Os modelos 15 Pro e Pro Max deverão vir com chip A17 de 3 nanômetros desenvolvido pela taiwanesa TSMC para melhorar o desempenho do processamento em 10% a 15%. A tecnologia também quer reduzir o consumo de energia em até 30%.
Espera-se que eles também ofereçam mais memória RAM, apesar de que todos os modelos do iPhone 15 terão a mesma tecnologia de chip 5G da Qualcomm para mais conectividade. Só os modelos Pro da Apple virão com os chips A17 por um simples motivo: eles são mais caros para fabricar.
Os demais modelos do iPhone 15 usarão o chip A16, que opera no iPhone 14 Pro e Pro Max. Eles são um pouco maiores: chegam a 4 nanômetros.
USB-C
Todos os modelos do iPhone 15 virão com uma porta USB-C no lugar da porta Lightning. A Apple foi forçada a mudar o design depois que uma lei da UE (União Europeia) exigiu que todos os dispositivos que circulam no continente usem uma porta de carregamento universal. Em vez de criar celulares apenas para a Europa, a Apple integrou a mudança em todos os novos aparelhos.
Ainda que todos os modelos do iPhone 15 tenham USB-C, espera-se que as versões Pro suportem transferências e carregamento em alta velocidade, podendo passar de 20 Gb/s ou 40 Gb/s, se a porta Thunderbolt for compatível. Nos modelos padrão do iPhone 15, as transferências ficarão limitadas a velocidades de até 480 Mb/s.
Há um boato de que a Apple colocará limitações na porta USB-C do iPhone para impedir que os usuários trabalhem com acessórios não aprovados pela companhia. Segundo o rumor, a empresa poderia adicionar uma interface de circuito integrado ao chip USB-C, o que barraria o uso de acessórios que não fossem originais da Apple.
Memória
A expectativa é que o iPhone 15 Pro e Pro Max tenham 8 GB de RAM, acima dos 6 GB da linha Pro do iPhone 14.
WiFi 6E e 5G
Todos os iPhones 15 usarão chips X70 da Qualcomm. O mecanismo atende a recursos de IA (inteligência artificial) aprimorada, velocidades de processamento mais rápidas, melhor alcance de cobertura, maior eficiência de energia e menor latência.
Na comparação com o Wi-Fi 6, o Wi-Fi 6E oferece mais largura de banda, mais velocidade de conectividade, menor latência e maior capacidade de acesso. Também tem 1,2 GHz de espectro na banda de 6 GHz para suportar a cobertura gigabit doméstica, conectividade multigigabit e largura de banda para fluxos de dados mais altos, como os usados nas experiências de realidade virtual.
Câmera
O iPhone 15 Pro Max ganha a tecnologia de câmera periscópio, lente com abertura retangular em vez da circular, que é mais comum. Essa funcionalidade é especialmente útil nas situações em que se deseja ter uma visão mais ampla e para tirar fotos no modo macro.
Nesse caso, a câmera do Pro Max terá um zoom óptico de 6x – três vezes mais que o do iPhone 14 Pro Max, que tinha zoom óptico de 3x (o que, agora, é esperado no iPhone 15 Pro). A Samsung já usa lentes de periscópio há alguns anos. Em alguns casos, o zoom pode chegar a 10x.
De modo geral, os modelos do iPhone 15 devem vir com um scanner LiDar de câmera traseira aprimorada da Sony. Esse recurso usa menos energia que o modelo atual, o que deve ser mais eficiente em termos de uso da bateria.
Lançamento
A Apple deve anunciar o iPhone 15 em setembro de 2023, durante o tradicional evento de lançamento de novos produtos realizado sempre na primeira quinzena do mês. A data ainda não foi confirmada.
Preço
Por fim, todos os vazamentos indicam que o iPhone 15 Pro será mais caro que as versões anteriores, especialmente por causa do chassi de titânio, o chip A17 e os botões de estado sólido. No Brasil, os preços do iPhone 14 logo após o lançamento ficavam entre R$ 4.599 e R$ 15.499.