_Tecnologia

iPhone 16 Pro fica transparente nas mãos deste youtuber; assista

Processo de transformação foi demorado e exigiu o uso de ácido e até gálio líquido para ser concluído

Uma das tendências de design do segmento de tecnologia que mais ganharam popularidade nos últimos anos foram os dispositivos transparentes. Embora o conceito não seja exatamente uma unanimidade, algumas fabricantes apostam na ideia para dar um visual mais “alternativo” aos seus produtos.

O vídeo mais recente do canal Phone Repair Guru, no YouTube, mostra a transformação de um iPhone 16 Pro, que sai de seu acabamento tradicional para uma traseira completamente transparente em um processo complexo e demorado, mas que ao final deu certo.

O que adiciona um nível ainda maior de dificuldade para realizar a alteração de design é que a tampa traseira do iPhone conta com uma série de componentes essenciais que, se manuseados de maneira incorreta ou descuidada, pode ocasionar danos que afetam o funcionamento do dispositivo. Assista:

Passo a passo para fazer um iPhone transparente

O primeiro passo para realizar a transformação foi remover a tampa traseira. Como é possível ver no vídeo, o youtuber precisou de muito cuidado para remover o papel grafite, cabos flat e a bobina de carregamento sem fio. Isso porque os componentes são partes fundamentais do sistema MagSafe.

Depois disso, a tampa traseira foi mergulhada em ácido por 72 horas para facilitar a remoção da camada de alumínio sob a traseira de vidro. Outro passo importante documentado no vídeo foi a aplicação do gálio. Ele é um metal que, em temperaturas superiores à temperatura ambiente, atinge sua forma líquida. Ele é capaz de enfraquecer o alumínio, o que facilita ainda mais sua remoção.

Após remover a camada de alumínio, foi removida a camada de pintura com o auxílio de uma lâmina, fase esta que foi puramente manual, mas ao final, revelou uma tampa traseira completamente transparente.

O passo final, foi conectar todos os componentes necessários cuidadosamente à traseira do smartphone. Isso inclui recolocar a tampa no dispositivo, que realmente ficou com um visual bastante interessante.

Após um teste final, o carregamento magnético, flash e câmeras funcionaram normalmente, um indicativo de que o demorado processo não tinha causado nenhum dano ao aparelho.

VEJA TAMBÉM:

Sair da versão mobile